Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Um evento cheio de estilo marca a noite na Univates

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em


Compartilhe

Elegância na passarela, produções criativas de acadêmicos e debates com renomados profissionais brasileiros da área da moda, marcaram a primeira edição do evento “Moda, Ensino, Estilo e Tendência (Meet)” da Univates.

O evento integrou alunos dos cursos de Design de Moda, Design, Comunicação Social e Estética e Cosmética e ocorreu nesta terça-feira, dia 2, em uma estrutura montada especialmente para o evento, com lona, passarela, luzes e telão.

O Meet iniciou no turno da tarde, com o workshop “Processo de Pesquisa, Criação e Desenvolvimento de Coleções”, com o consultor, professor e especialista em moda masculina, Mario Queiroz, um dos nomes mais respeitados do São Paulo Fashion Week. Durante o encontro, Queiroz disse que acredita que daqui a algum tempo não haverá diferenciação entre roupa masculina e feminina. “Hoje em dia, mulheres usam calças masculinas e essa tendência aumentará. Sinceramente, a roupa cai muito bem”.

Outro enfoque do estilista foi o Fast Fashion, onde o próprio estilista traz as roupas do exterior e as copia. “Iniciou com as marcas de luxo, onde todo mundo corria para Londres para obter peças de roupas, agora elas estão na esquina de casa”, ressalta. Ainda sobre Londres, ele explica que é a capital da moda. “Sabem porque esse destaque? Pois aos domingos ninguém vai à praia, mas sim às compras”.

Sobre coleção, Mario Queiroz, que também é doutorando em Semiótica da Comunicação, explica que o grande desafio é saber elaborar uma coleção que não dependa mais da Europa e entender quem é o público-alvo. “Se uma empresa não sabe quem é seu público-alvo e quer atingir diversos públicos, ela acaba não atingindo público algum. Eu, por exemplo, faço calça, paletó e camisa porque é onde me destaco. É o que sei fazer”. Ele ainda ressalta que uma coleção inicia por pesquisa, pelo entendimento das necessidades e vontades do público em determinado momento.

Após, houve mesa-redonda sobre “Tendências”, com os estilistas Mario Queiroz, Luís Fernando Pippie, Greice Antes, Carolina Leal Lima e com a representante da Usefashion Patrícia Souza Rodrigues. O encerramento do evento ficou por conta do desfile de modas e joias conceito “Aceita um chá?”, com produções de alunos dos cursos de Design de Moda e Design da Univates.

A programação integra as semanas acadêmicas desses cursos e estende-se até a próxima sexta-feira, dia 5. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar