Univates promove Seminário e Workshop “Universidade Nova”

Postado em 28/09/2012 11h05min

Por -

Os professores da Univates estão participando do Seminário e Workshop Universidade Nova, que teve início na noite desta quinta-feira, dia 27, e tem continuidade nesta sexta-feira, dia 28, e no sábado, dia 29, com o objetivo de discutir alternativas ao atual modelo de formação universitária no Brasil.

O evento está ocorrendo no auditório do Prédio 16 da Univates e conta com a presidência do reitor da Instituição, Ney José Lazzari, e com palestras do renomado professor Naomar de Almeida Filho.

Entre os temas abordados nas palestras estão: “A crise mundial e a expansão da Educação Superior: desafios e perspectivas para uma Universidade pós-Bolonha no Brasil”; “Breve História da Ideia de Universidade – Precursores; Universidade Escolástica; Universidade Clássica; Universidade Vocacional (Reforma Cabanis); Universidade de Pesquisa (Reforma Humboldt, Reforma Gilman-Flexner); Universidade Social (Processo de Bolonha; internacionalização)” e “História Crítica da Universidade Brasileira – Período colonial; primeiras escolas. Modelo Cabanis no Brasil; universidades vocacionais (USP e derivadas). Reforma Universitária de 68. Modelo brasileiro atual; problemas curriculares; limites estruturais; efeitos perversos; exclusão social”.

Além das palestras também ocorrerá o workshop “Como seria a Univates em regime de ciclos?”, com os grupos de trabalho por áreas de conhecimento.

Saiba mais sobre o palestrante:

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México; Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Atividade científica: epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & saúde (com Zélia Rouquayrol Rio: Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003); Introdução à epidemiologia (com Zélia Rouquayrol Rio: Guanabara-Koogan, 4. ed. 2006); Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos, Aplicações (com Maurício Barreto Rio: Guanabara-Koogan, 2011); e sobre aspectos epistemológicos da epidemiologia: Epidemiologia sem números (em português Rio: Campus, 1989; tradução em espanhol Buenos Aires: Paltex/Opas, 1992); A clínica e a epidemiologia (Rio: Abrasco/ APCE, 2. ed. 1997); A ciência da saúde (São Paulo: Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Buenos Aires: Editorial Lugar, 2000); O que é Saúde? (Rio: Fiocruz, 2011). Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010. Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010 (Salvador: Edufba, 2010) e, em coautoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008).

Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783580U6

Ana Paula Vieira Labres