Semana Acadêmica de Design traz palestrantes de diversas áreas

Postado em 26/09/2012 10h40min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 1º e 5 de outubro, a Univates promove a 8ª Semana Acadêmica do curso de Design, que contará com diversas atividades gratuitas, entre palestras, debates, oficinas, workshops e desfile. Na segunda-feira, dia 1º, a atividade será a palestra “Design de Mobiliário”, com o arquiteto e designer de móveis Luia Mantelli e o administrador da empresa Móveis Reeps, Mathias Sander. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11.

Já na terça-feira, dia 2, o evento será o “Mostra de Ensino, Estilo e Tendência – MEET”, que inicia às 14h, com o workshop do renomado designer de moda Mário Queiroz. Na parte da noite, a partir das 19h30min, Queiroz participará de mesa-redonda com convidados e, em seguida, às 21h, será realizado o desfile conceito “Aceita um chá?”. A atividade ocorre no estacionamento do Prédio 7.

Na noite de quarta-feira, dia 3, os alunos poderão optar por diversas oficinas e workshops. Na sala 516 do Prédio 11, ocorre a oficina “Ilustração de charges e vinhetas”, com o ilustrador e cartunista Paladino. Já no Laboratório de Fotografia, o ministrante da oficina “Fotografia de produtos” será o designer e fotógrafo Giovane Sebastiany. Na sala 503 do Prédio 11, o tema abordado será “Design de Sustentabilidade”, ministrado pelas designers Carina Carlan e Clarissa Del Fabbro Peixoto.

Já na sala 512 do Prédio 11, os alunos poderão conferir a oficina “Design de Superfície e suas possibilidades”, com a designer de superfícies Raquel Barcellos. E na sala 500 do Prédio 12, será realizado o debate “Design em aberto, mercado profissão e oportunidade”, ministrado por alunos e diplomados que trabalham na área.

Na quinta-feira, dia 4, o tema da palestra será “Design Cultural Contemporâneo”, ministrado pelo designer Frederico Antunes. Sozinho ou em pequenos grupos, ele desenvolve projetos de branding e identidade, ilustração, editoração de livros, entre outros. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11. Para finalizar a programação do evento, na sexta-feira, dia 5, será realizada exibição de filme, com comentários da professora Rosane Cardoso, no evento “Design e Cinema”. A atividade será realizada, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11.

Interessados podem efetuar inscrições na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Saiba mais sobre os palestrantes

Luia Mantelli é arquiteto gaúcho e pós-graduado em desenho de mobiliário em Barcelona, onde residiu por quatro anos. O ponto de partida na sua carreira foi o desenvolvimento do café Hype, no casco antigo de Cagliari-Sardenha, onde todo o mobiliário foi desenhado exclusivamente para o local. Atualmente, desenvolve projetos multidisciplinares de Arquitetura e Design, acompanhando todo o processo de produção, garantindo um resultado complexo e refinado às peças.

Administrador de empresas com ênfase em marketing pela ESPM/RS, Mathias Sander trabalha há seis anos na Móveis Reeps, empresa de sua família, e vivencia no dia a dia a gestão de uma empresa familiar e suas dificuldades. Quando a empresa começou a implantar algumas peças com design apurado e vanguardista, iniciou a parceria com o designer Luia Mantelli e outros.

Frederico Antunes é designer que atua no desenvolvimento de projetos de branding e identidade, ilustração, editoração de livros, revistas e catálogos, type-design e lettering, embalagens, museografia, vídeo e arquitetura de informação, com especial atenção para as manifestações culturais contemporâneas. Alguns de seus clientes são: Adidas, Aroz, Cinza, Computer Arts, Fundação Iberê Camargo, Girl Skateboards, Galeria Logo, MTV, Passport, Santander Cultural e Revista Vista.

Texto: Tuane Eggers

Palestra “Design de Mobiliário”, ministrada pelo designer Luia Mantelli, é o destaque da programação