Eles não têm medo dos números

Postado em 19/09/2012 17h02min

Por Tuane Eggers

Mais de 2 mil alunos participam de Olimpíada Matemática na Univates

Na tarde desta quarta-feira, dia 19, a Univates promoveu mais uma edição da Olimpíada Matemática, que recebeu cerca de 2,2 mil alunos de 63 escolas do estado. Em sua 15ª edição, o evento contou com a participação de estudantes de 4ª a 8ª séries (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e de 1ª a 4ª séries do Ensino Médio, oriundos de 20 municípios, inclusive Porto Alegre. A prova foi realizada em duplas e contou com dez questões de natureza lógico-matemática, de acordo com o nível de escolaridade.

Segundo uma das professoras da comissão organizadora do evento, Marli Quartieri, o maior objetivo é desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e mostrar o lado divertido da matemática, para despertar o gosto dos estudantes pela área. “A maioria dos alunos possui um pouco de medo da matemática, mas esse grande número de participantes mostra que os professores estão conseguindo reverter essa situação. Além disso, o sucesso da Olimpíada se deve muito ao auxílio dos professores, que acreditam e confiam no nosso trabalho”, afirma.

Para as alunas Eduarda Paaschen e Vitória Zang, da 8ª série da Escola Gomes Freire de Andrade, de Teutônia, a prova estava difícil. É a primeira vez que participam e pretendem continuar participando das próximas edições. “Viemos para ver como é a prova, e também porque costumamos tirar notas boas em matemática no colégio”, comentaram.

Já os alunos Andersen Barreto Müller e Cláudia Agostini Scheid, da 6ª série do Colégio Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio, consideraram a prova fácil e pretendem manter o bom resultado obtido no último ano. A dupla obteve a primeira colocação das duplas da 5ª série. “É a terceira vez que participamos. Gostamos de matemática de forma geral”, explicam.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 22 de outubro, e estará disponível no site da Univates. Já a data da premiação será definida em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br.

Professores participam de atividades

Enquanto os alunos realizavam a prova da Olimpíada Matemática, os professores acompanhantes participaram de atividades organizadas pelo Setor de Marketing e Comunicação. O Curso de Estética e Cosmética ofereceu avaliações capilares e faciais, realizadas por uma bolsista e uma aluna voluntária do curso. Além disso, os acompanhantes também usufruíram de um espaço de descanso no hall do Prédio 11.

Texto: Tuane Eggers

Acompanhantes participaram de atividades especiais