Danças tradicionais são destaques da Semana Farroupilha na Univates

Postado em 18/09/2012 22h03min

Por Ana Paula Vieira Labres

Foi com o ritmo das danças tradicionais Tatú de Castanhola, Sarrabalho e Tirana do Lenço, que o grupo de danças do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) General Canabarro, de Teutônia, contagiou o público presente no evento “Arte na Primeira Hora Farroupilha”, da Univates. Além de danças, também houve apresentação da dança de desafio entre peões, a chula, e intérprete solista vocal.

O evento que teve como proposta comemorar a Semana Farroupilha 2012, iniciou na manhã desta terça-feira, dia 18, com apresentação do grupo de danças mirim da escola Otília Corrêa de Lima, de Lajeado.

Conheça o DTG General Canabarro:

O DTG General Canabarro é uma entidade com oito anos de fundação e reúne as invernadas mirim, juvenil e adulta, que participam de rodeios regionais e estaduais. A invernada adulta existe há cerca de cinco e, mesmo com pouco tempo de história, em 2009 o elenco conseguiu conquistar um dos grandes objetivos de um dançarino, participar do maior festival artístico amador da América Latina: o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) – na Força B, ficando entre os 15 melhores do estado na categoria.

Em 2012, o grupo adulto prepara-se para encarar a etapa final do Enart, na força A, em que participam os melhores grupos de dança do Estado.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Chula, dança de desafio entre os peões, também foi uma das atrações do evento

Ana Paula Vieira Labres

Tirana do Lenço foi uma das danças tradicionais apresentadas