Curso que prepara jovens com deficiência para o mercado de trabalho inicia atividades

Postado em 17/09/2012 16h54min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 17, o curso gratuito “Aprendizagem – Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência” da Univates iniciou suas atividades. Com 13 alunos inscritos, o objetivo é proporcionar aos jovens que possuem alguma deficiência mais oportunidades no mercado de trabalho e preparar os ambientes para melhor recebê-los.

Conforme a coordenadora da atividade, professora Morgana Domênica Hattge, cada aprendiz terá um plano de trabalho individualizado, focado em suas necessidades. “A importância desse curso é, essencialmente, a inserção profissional desses jovens, que estão muito felizes com a oportunidade. Além disso, a partir dessa primeira qualificação, eles também poderão pensar em seguir estudando e se capacitando para o mercado de trabalho”, explica.

Segundo Morgana, o currículo do curso foi pensado além da questão profissional. “Será uma capacitação humana mesmo, para que eles também se considerem capazes e aptos a frequentarem esses novos ambientes que não costumavam frequentar”, destaca.

O curso tem duração de dois anos e carga horária de 800 horas. Em 400 horas, o aprendiz realiza atividades na Univates e nas outras 400 horas, ele realiza práticas profissionais na empresa. O primeiro mês de atividades será essencialmente didático e ocorrerá na Univates, com aulas diárias. Após o período, os alunos já serão inseridos no ambiente de trabalho de cada empresa, aplicando seu conhecimento teórico na prática profissional. As aulas teóricas passarão a ocorrer duas vezes por semana.

A previsão é de que as atividades ocorram até o início de 2014. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Curso conta com atividades teóricas e práticas, inserindo os alunos no mercado de trabalho