IX Simpósio Jurídico Jusvale tem início

Postado em 13/09/2012 09h59min

Por Daiana Gomes Denardi

Alunos, professores, empresários e comunidade em geral participaram, na noite desta quarta-feira, dia 12, da abertura do IX Simpósio Jurídico Jusvale da Univates, que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 14. O tema escolhido para o debate da primeira noite foi “A Copa de 2014 – reflexos positivos e negativos à população”, ministrado pelo publicitário e membro do comitê de organização da Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul, Ricardo Nunes, que representou o Secretário Estadual dos Esportes e Lazer, Kalil Sehbe.

A debatedora foi a urbanista e integrante do Comitê Popular da Copa de Porto Alegre, Cláudia Fávaro, e o mediador foi o Promotor de Justiça na Comarca de Encantado e professor da Univates, André Prediger. A palestra foi transmitida, ao vivo, para o auditório do Prédio 3.

A coordenadora do curso de Direito, professora Thaís Carnieletto Müller, destacou a importância desses debates. “Esse tipo de evento ocorre de maneira a melhorar o modo com que se vê as ações que influenciam a sociedade num todo, nos dias de hoje”, disse ela. O Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação, professor Claus Haetinger fez uso da palavra agradecendo a participação de todos e ressaltando a importância do Simpósio para seus alunos, professores e também para o Vale do Taquari. Dando abertura ao tema a ser debatido, o pró-reitor questionou os presentes sobre o preparo do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, comparando-o a países como Finlândia e Coréia do Sul, que se encontram em desenvolvimento, assim como o Brasil, mas com índices de educação acima do que se encontra hoje no país.

Em seguida, o professor André Prediger deu início ao debate, falando sobre as perspectivas dos brasileiros em relação à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos, além dos obstáculos que o Brasil precisa enfrentar para ser um sucesso em 2014 e 2016. Ricardo Nunes falou sobre o comitê da Copa e as diversas áreas que passarão por mudanças para 2014, entre elas a infraestrutura, a segurança, a saúde, o meio ambiente e a sustentabilidade, o desenvolvimento turístico, a promoção comercial e tecnológica, a cultura e educação etc.

Como debatedora, Cláudia Fávaro deu sequência, mostrando quais os interesses em relação à Copa, assim como os verdadeiros interessados, e apresentou o legado que megaeventos como este deixam para o país, mostrando experiências já vividas por outros países. Logo após, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem tiram dúvidas com questionamentos. A programação completa do IX Simpósio Jurídico Jusvale pode ser conferida no site da Univates.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5541.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Debate inicial abordou a Copa do Mundo de 2014