Grupos de estudos ampliam saberes e produzem diferentes olhares sobre temas contemporâneos

Postado em 11/09/2012 11h04min

Por Tuane Eggers

O conhecimento não se restringe aos aprendizados e vivências em sala de aula. Pelo contrário, ele deve ir muito além disso. Com o objetivo de ampliar saberes e produzir diferentes olhares sobre temas contemporâneos, a Univates conta com três grupos de estudos em andamento, que recebem interessados de todas as áreas. São eles: “Desafios éticos para uma educação contemporânea e prática”, “O que pode a educação?” e “Arte, Pesquisa e Educação”.

Nos encontros, são abordados textos de filósofos e pensadores e, em seguida, são apresentadas questões específicas das leituras. Com base nessas referências, os participantes sugerem, propõem e questionam sobre diversos aspectos. É uma forma de complementar e compartilhar o conhecimento com os colegas e refletir sobre suas próprias atividades.

Entre os objetivos estão a análise de vetores éticos contemporâneos e das bases éticas da sociedade: família, corporações e estado; analisar a arte intercessora do pensamento em educação e o texto como campo metodológico; e leitura de textos e conversação acerca das questões da educação.

O aluno de Psicologia Afonso Roveda, que atualmente está em intercâmbio, participa do grupo “O que pode a educação?” desde o seu início. “Quando ouvi falar do grupo de estudos também fiquei sabendo dos autores que seriam usados como referência para as discussões, então a temática foi secundária”, explica ele, que viu na atividade a oportunidade de estudar algo que gosta.

Conforme Afonso, há um elemento particularmente interessante: a diversidade de objetivos na participação do grupo, que conta com graduandos de diferentes áreas, profissionais da área da educação e pós-graduados. “Cada um contribui com as diferentes perspectivas que o tema e os autores provocam”, observa.

Sobre as contribuições que o grupo possibilita, Afonso cita a oportunidade de encontrar pessoas para debater temas de seu interesse e conta que agora não consegue mais dissociar psicologia e educação. “Com a participação no grupo vai-se percebendo como a educação se insere em lugares inesperados”, completa.

Quando e onde?

Os encontros do grupo “O que pode a educação?” ocorrem às terças-feiras, das 17h15min às 18h45min, na sala 207 do Prédio 7. Já o grupo “Desafios éticos para uma educação contemporânea e prática” são realizados às quartas-feiras, das 17h às 19h. Enquanto as atividades do grupo “Arte, Pesquisa e Educação” ocorrem às quintas-feiras, das 15h às 17h.

As atividades são abertas a alunos, professores e demais interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450.

Texto: Tuane Eggers

Baseados em leituras, os participantes discutem sobre diferentes temas