Alunos de Arquitetura e Urbanismo conhecem obra do novo prédio do Ceat

Postado em 11/09/2012 10h29min

Por -

Mesmo antes da sua conclusão, o novo prédio do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) já foi sala de aula para dois grupos de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, que fizeram uma visita guiada ao local no dia 1º de setembro, e na última terça-feira, dia 4. Os acadêmicos foram recebidos pelo diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich, que lembrou um pouco da história de 120 anos da escola e a importância de uma construção pensada para o futuro da instituição. “Nosso prédio mais novo em funcionamento já tem 40 anos. Por isso a arquitetura deste espaço, que irá receber os alunos em 2013, também precisa ser pensada daqui para frente, para os próximos 50 anos do Ceat”, garantiu ele.

Acompanhados do engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Joner Ferreira, os estudantes conheceram os quatro blocos do novo prédio, que irá compreender salas de aulas, laboratórios, salas administrativas, biblioteca e auditório. Na prática, os alunos observaram questões como a utilização placas de gesso acartonado, os acabamentos utilizados, o pé direito mais elevado e o emprego de lajes alveolares, as quais favorecem a acústica dos ambientes ao evitar a transmissão de ruídos, por exemplo. Para Gabriela Wietholder, formada em 2009 no Ceat, o projeto está realmente bem estruturado. “O que chama a atenção é o auditório, a modulação e a boa distribuição dos ambientes. Dá vontade de voltar para estudar aqui de novo”, afirmou.

De acordo com a professora Merlin Diemer, a escolha em visitar a obra foi em função dos estudos da disciplina de Projeto de Arquitetura II serem voltados à estrutura de escolas de Ensino Médio. “No início do curso, os alunos estudam a composição em arquitetura. Vemos aqui muito da arquitetura moderna brasileira”, explicou ela, referindo-se à divisão do prédio em volumes separados, com um bloco destinado a cada função. O novo prédio do Ceat terá 13 mil metros quadrados, distribuídos em sete andares, entre dois subsolos de estacionamento e cinco pisos, e com diferenciais sustentáveis, como telhado verde, captação de água da chuva e eficiência energética.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ceat

Nicole Morás