Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza mais uma edição do Seminário Viva o Taquari Vivo

Postado em 05/09/2012 14h34min

Por Tuane Eggers

Cerca de 190 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental estiveram reunidos na Univates nesta quarta-feira, dia 5, para participar do IV Seminário Viva o Taquari Vivo. A atividade é realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e com a unidade Parceiros Voluntários de Lajeado. As crianças participantes são estudantes de três escolas e de três Projeto Vida de Lajeado.

A abertura oficial ficou por conta da bióloga Cátia Gonçalves, uma das organizadoras do evento. Ela explicou aos alunos o objetivo e a importância do projeto. “Essa atividade acontece de tempos em tempos e reúne um monte de crianças para explicar o que é o projeto, que quer que a gente cuide da água e não suje a natureza”, explicou.

Além disso, Cátia falou sobre a ação do “Viva o Taquari Vivo” realizada no mês de maio, que reuniu cerca de 300 pessoas em prol da limpeza do rio Taquari. “Algumas até foram de barco para tirar o lixo preso no meio do rio. E depois disso começaram a separar o que recolheram. Se eu pegar 144 crianças que pesam 30kg será o mesmo peso do lixo recolhido”, contou a bióloga.

Após exibir alguns vídeos educativos sobre o tema, Cátia buscou sensibilizar as crianças a cuidarem das águas do rio, sugerindo que não joguem lixo no chão, que poupem a água no banho, que fechem as torneiras enquanto escovam os dentes, entre outras pequenas ações importantes. “Não fui eu que joguei o lixo no rio e provavelmente também não foram vocês, mas eu peço que cada um cuide do seu próprio lixo para isso não acontecer mais”, disse.

Em seguida, as crianças assistiram à peça teatral “Bruxinhas Defensoras da Natureza”, apresentada por alunas do 2ª e 3º ano do Curso Normal do Instituto de Educação Monsenhor Scalabrini, de Encantado. A história da peça mostrou um bruxo e algumas bruxas que combinaram de sujar e destruir a natureza. No entanto, em seguida chegaram as fadinhas para defender o meio ambiente.

Após o intervalo com lanche, os alunos participaram algumas oficinas: Visita ao Museu de Ciências Naturais com Experiências Mágicas, Cantando a Natureza, Fazendo Arte com a Natureza, Viagem ao Mundo Invisível e Descobrindo o Rio Taquari. No período da noite, a programação prossegue no auditório da Acil.

A atividade integra a programação da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, que prossegue até esta quinta-feira, dia 6. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5577, ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

 

Texto: Tuane Eggers

Estudantes participaram de diversas oficinas

Tuane Eggers

Cerca de 190 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental participaram das atividades

Tuane Eggers

Cerca de 190 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental participaram das atividades

Tuane Eggers

Alunos assistiram à peça teatral

Tuane Eggers

Cerca de 190 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental participaram das atividades

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas