Alunos de Arquitetura e Urbanismo são premiados em concurso nacional

Postado em 04/09/2012 17h39min

Por Tuane Eggers

Cinco alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates foram destaque no Prêmio Soluções para Cidades 2012 – Habitação de Interesse Social em Áreas de Risco, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Entre 29 projetos enviados por equipes de todo o Brasil, as alunas Cristiane Lavall e Gisele Paula Giongo foram premiadas com o 3º lugar no concurso. Já os estudantes Alexandre Engel Budiner Hollermann, Artur Pretto Junqueira e Janaína Kuhn receberam Menção Honrosa. A premiação ocorreu na última quinta-feira, dia 30, em São Paulo.

A proposta do concurso era solucionar um problema em uma localidade do município de Ubatuba, São Paulo, que fica em uma encosta de um morro. Por ser uma área de risco para as 133 famílias que residem no local, os estudantes deveriam realocá-las em novas habitações. Conforme Cristiane e Gisele, os três trabalhos premiados atenderam o problema das áreas de risco que o local apresenta e levaram em conta a fragilidade da mata atlântica, com todo o cuidado em propor as novas edificações em um espaço adequado.

Enquanto a dupla optou por mover apenas as famílias e utilizar blocos residenciais menores, com até três pavimentos, a segunda equipe decidiu desconsiderar a estrutura já existente e deslocar tudo, elaborando blocos residenciais maiores. Além das casas, os estudantes também deveriam propor outras áreas de lazer, mas o foco era solucionar a questão topográfica do local. Outro ponto importante foi a utilização de concreto.

Conforme os alunos, a dedicação para o desenvolvimento dos projetos, orientados pelos professores Alex Carvalho Brino e Luciane Stürmer Kinsel Flach, foi extra aula. “Os arquitetos geralmente ficam conhecidos por vencerem concursos. E a partir do momento que nós, como alunos, participamos disso, é muito válido para o nosso aprendizado e reconhecimento”, ressaltam.

Segundo Brino, orientador do trabalho das alunas Cristiane e Gisele, já faz algum tempo que os estudantes começaram a se mobilizar para participar de concursos, lembrando de premiações anteriores. “É importante nossos alunos se sentirem à vontade para participar e se acharem capazes de enfrentar os demais estudantes do país numa competição. E mais ainda: conseguir, de modo sistemático, marcar presença entre os melhores do Brasil”, explica. Conforme o professor, as orientações são uma questão de superação, tanto por parte dos alunos como de professores. “É um trabalho voluntário”, destaca.

Membro do IAB/RS e orientadora do trabalho de Alexandre, Artur e Janaína, a professora Luciane considera muito válida a prática do concurso público de arquitetura. “É uma forma de selecionar o melhor projeto, e o IAB defende essa prática”, explica. Para ela, a ideia de incentivar os alunos é ótima, pois é o momento em que eles podem estudar mais sobre a temática do concurso, que proporciona um diferencial aos participantes. “Além disso, é um desafio para os arquitetos pensarem urbanisticamente”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Jamile Weizenmann, a premiação destaca o curso da Univates em âmbito nacional e reforça o potencial desses estudantes, além de impulsionar outros grupos de alunos a participarem de concursos, que trazem novos desafios vinculados às necessidades da sociedade atual. “É uma forma de concretizar ideias e enriquecer o conhecimento sobre a Arquitetura e o Urbanismo, uma vez que cada concurso proporciona uma situação diferente e desafiadora”, afirma.

Saiba mais sobre os projetos

O projeto das alunas Cristiane e Gisele recebeu o 3º lugar pela apresentação de um “esquema compositivo”, que deu clareza ao partido, com remoção das moradias localizadas nas áreas de maior risco e provisão habitacional concentrada, mesclada a equipamentos urbanos e comércio na área de topografia mais favorável. Conforme a comissão julgadora do concurso, a proposta para a área das novas habitações mostrou-se bastante adequada às características do local, reforçando a escala do pedestre com a criação de novas quadras abertas, com espaços de convívio separados das vias para automóveis.

Já a equipe dos alunos Alexandre, Artur e Janaína recebeu Menção Honrosa por denotar uma boa percepção em relação ao processo construtivo com elementos pré-fabricados de concreto, sobretudo porque resultaram em uma tipologia habitacional bastante correta em relação à otimização das áreas de circulação, concentração e áreas molhadas. Além disso, os estudantes consideraram a ventilação cruzada com criação de avarandados nas fachadas opostas, sombreando-as e diminuindo a incidência do sol.

Texto: Tuane Eggers

Projeto das alunas Cristiane e Gisele, que receberam o 3º lugar