Primeiro aluno da Univates em intercâmbio nos EUA embarca nesta quarta

Postado em 04/09/2012 15h56min

Por Tuane Eggers

Por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, a Univates terá seu primeiro aluno em intercâmbio nos Estados Unidos embarcando nesta quarta-feira, dia 5: o acadêmico de Engenharia de Produção Diego Coletti Schuck. Ele concorreu com mais de 43 mil estudantes de Ensino Superior de todo o Brasil e foi contemplado com uma bolsa para estudar na California Polytechnic State University, em San Luis Obispo, considerada uma das melhores instituições públicas da região oeste do país.

O aluno conta que sua acomodação já está encaminhada: ele irá morar em um apartamento que fica dentro do câmpus universitário. “Dividirei o apartamento com mais três estudantes, um brasileiro e dois estrangeiros. Preciso me apresentar na universidade no dia 11 de setembro e minhas aulas terão início no dia 18, pois terei uma semana de orientação”, explica.

Para Diego, a oportunidade de ser bolsista do Ciência Sem Fronteiras e o primeiro acadêmico da Univates em uma universidade americana representa a conquista de um sonho. “Terei a oportunidade de fazer um estágio de três meses em uma empresa ou dentro da universidade, que será definido no decorrer da minha estadia nos Estados Unidos”, conta o aluno.

Ele explica que ainda não tem data de retorno marcada, mas como o intercâmbio é um programa custeado pelo Governo Federal, existe a obrigação de voltar ao Brasil após um ano e aplicar o conhecimento adquirido neste período em seu país de origem.

Ciência Sem Fronteiras recebe inscrições

O objetivo do Governo Federal é qualificar estudantes de todo o país, nas melhores universidades e instituições estrangeiras, promovendo a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.
O programa oferece novas oportunidades para quem deseja estudar fora do Brasil.

Sete países na modalidade graduação são oferecidos nos novos editais: Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de setembro, pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Texto: Tuane Eggers

Diego Coletti Schuck embarca nesta quarta-feira, dia 5, para a Califórnia