Projeto gratuito qualifica alunos em fase de elaboração do projeto de TCC

Postado em 04/09/2012 14h15min

Por Tuane Eggers

Um novo projeto gratuito da Univates visa a proporcionar aos alunos que se aproximam da conclusão de seu curso de graduação um espaço de debate e discussão de seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trata-se de um grupo de estudos, chamado Ateliê de Pesquisa para Graduandos, multidisciplinar e aberto às diversas áreas do conhecimento.

Conforme o coordenador do projeto, professor Daniel Granada, muitas vezes os alunos não conseguem entender os objetivos e desafios da pesquisa de campo, não conhecem os métodos de pesquisa, a etnografia, as entrevistas ou encontram dificuldades no momento de trabalhar os dados coletados. A partir dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos ou ideias de trabalhos, serão discutidas metodologias para aprofundar ou melhorar suas compreensões sobre a coleta e análise de dados para concretizar suas pesquisas.

Os encontros serão quinzenais, com duração de duas horas, e divididos em temáticas específicas. Por exemplo, pesquisa de campo, observação participante, entrevista, análise de narrativas, utilização de som e imagem em pesquisa, entre outros assuntos que possam surgir, de acordo com as necessidades dos alunos. A segunda parte do encontro será para apresentação e o debate dos projetos dos participantes.

Podem participar alunos de diferentes cursos de graduação que estejam em fase de elaboração do projeto de TCC ou em fase de realização da pesquisa. A atividade é direcionada a alunos que necessitem utilizar ferramentas de pesquisa social, principalmente qualitativa. Os encontros estão programados para os dias 10 e 24 de setembro, 8 e 22 de outubro e 5 e 19 de novembro, das 14h às 16h, na sala 200 do Prédio 7.

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. As vagas são limitadas e os encontros podem ser considerados como atividade complementar para os alunos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dgdsferreira@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Projeto busca discutir metodologias de pesquisa

Tuane Eggers