Professor da Univates participa de congresso internacional e busca consolidar parcerias de pesquisa

Postado em 29/08/2012 11h25min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 5 a 7 de setembro, o professor da Univates Ivan Cunha Bustamante Filho participará do 6th International Symposium on Stallion Reproduction (ISSR), em Viena, na Áustria. Conforme o professor, o evento é a “Copa do Mundo” da área de reprodução de garanhões, pois acontece a cada quatro anos e mostra os principais resultados de importantes pesquisas sobre o assunto.

Ele participará do evento com a apresentação do trabalho “Enzymatic scavengers are equally present in stallion testis and epididymis”, que busca mostrar a proteção antioxidante presente ao longo do trato reprodutivo masculino equino. O trabalho é uma cooperação entre a Univates, a UFRGS e a Unipampa.

Além desse evento, o professor também visitará o professor doutor Maximilian Bielohuby, da Unidade de Pesquisa em Endocrinologia do Hospital de Clínica Médica, da Ludwig-Maximilians Universität em Munique, na Alemanha. O objetivo da visita é buscar colaborações para o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates, pois o professor Bielohuby possui larga experiência na produção de biotecnologias aplicadas à investigação de hormônios.

Em seguida, ele buscará, ainda, consolidar a colaboração científica com o pesquisador Adam Benham, da School of Biological and Biomedical Sciences na Durham University, Inglaterra, sobre o estudo de marcadores moleculares na reprodução suína. Doutor Benham descreveu, recentemente, proteínas denominadas chaperonas, responsáveis pelo controle de qualidade da síntese proteica, relacionadas ao potencial fertilizante de espermatozoides.

Texto: Tuane Eggers

Ivan Cunha Bustamante Filho participará de congresso e visitas na Áustria, Alemanha e Inglaterra

Tuane Eggers