Semana Acadêmica de Letras inicia com relatos de experiências de leitura

Postado em 28/08/2012 21h22min

Por Ana Paula Vieira Labres

Teve início na noite desta terça-feira, dia 28, a Semana Acadêmica do curso de Letras da Univates. O evento, que ocorre paralelamente com o Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e de Literatura, tem como objetivo refletir sobre o processo de leitura em diferentes perspectivas teóricas e qualificar o ensino da literatura e das línguas materna e estrangeiras a partir da leitura.

Na abertura do evento, a coordenadora do curso de Letras da Univates e diretora do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ), Marlene Isabela Bruxel Spohr, destacou que, cada vez mais, o mundo é movido pela linguagem. “É muito importante nos comunicarmos e é muito interessante conhecer essa interação por meio da linguagem, como é caso do profissional de Letras”, destaca.

Após, ocorreram relatos de experiências com o tema “Ensinar e Aprender a Ler: Diferentes Perspectivas Teóricas”, com as alunas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Univates; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Arroio do Meio; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lajeado; Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado e Escola Estadual Monsenhor Scalabrini de Encantado.

O evento é aberto aos alunos, professores e comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5451.

A programação segue até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, com as seguintes atividades:

Dia 29 de agosto - Palestra: A Leitura na Perspectiva da Cognição, com a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Ângela Klein

Dia 30 de agosto - Palestra: A Leitura na Perspectiva Sociointerativa, com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciene Simões

Dia 31 de agosto – Palestra: Linguagem Cinematográfica, com o professor da Univates Leonel de Oliveira; Festival de Cinema Literário: Escola Madre Bárbara, com a professora da Univates Grasiela Bublitz.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

A coordenadora do curso de Letras da Univates, Marlene Spohr, abriu a Semana Acadêmica

Ana Paula Vieira Labres

Alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado relataram sobre a Revista dos Terceiros