Univates/Avates vence clássico na base da superação

Postado em 27/08/2012 08h48min

Por Marcus Staudt

Na noite de sexta-feira, dia 24, o Complexo Esportivo foi palco do maior clássico de voleibol feminino do estado. Cerca de 400 pessoas assistiram a equipe tetracampeã gaúcha, Univates/Avates, receber o time do Grêmio Náutico União de Porto Alegre na partida válida pelo returno do Campeonato Estadual 2012 e vencer as visitantes pelo placar de 3x0 com parciais de 25x22, 25x21 e 25x13. Com o resultado positivo, a equipe do Vale do Taquari manteve a liderança da competição.

No início do primeiro set, quando o jogo estava sendo vencido pelas representantes de Lajeado por 8 a 6, a levantadora Daniela da Costa sofreu uma lesão. Marina Scherer, que havia passado toda semana doente, inclusive com atendimento hospitalar, e por isso, só conseguiu participar de um treino na sexta-feira pela manhã, teve que entrar em quadra. "A equipe teve maturidade pra dar apoio à Marina e entenderam que teríamos que jogar mais na superação do que de qualquer outra forma". Ressaltou o técnico interino Rodrigo Rother. O set terminou em 25x22.

Já no segundo set o União, treinado por Dênio Peixoto, chegou a estar sete pontos na frente da Univates/Avates, mas com a entrada da atacante Caroline Bergmann, o time de Lajeado conseguiu reverter a situação e virar o placar, fechando com parcial de 25x21.

Quando chegou o terceiro, prevaleceu a qualidade do grupo e a competência das jogadoras da Avates. Em uma tentativa de prorrogar a partida por mais um set, o time da capital tentou mudar a equipe, alterando jogadoras, porém, não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelas comandadas de Rother que finalizaram a partida em 25x13.

Segundo a comissão técnica da Associação Vale do Taquari de Esportes, um dos principais fundamentos executados e que fez diferença no placar em favor da Univates/Avates foram os 15 pontos de bloqueio.

A levantadora Marina Scherer, da Univates/Avates, recebeu o prêmio de melhor jogadora da partida.

Nos dias 1º e 2 de setembro, a equipe adulta da Avates parte para os Jogos Universitários Gaúchos, que serão disputados na cidade de Canoas. O campeonato vale vaga para os Jogos Universitários Brasileiros. Os adversários serão Ulbra, Feevale, UFRGS, Unisinos e Universidade Federal da Fronteira Sul.

Para esta competição, Rodrigo Rother, terá que ajustar um novo sistema de jogo, já que a única levantadora universitária da equipe, Daniela da Costa, está lesionada. No ano passado, as tetracampeãs gaúchas ficaram em terceiro lugar no JUBS.

As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.

Texto: Marcus Staudt

Mesmo não estando 100% para atuar, levantadora Marina Scherer deu a direção para a Univates/Avates chegar à vitória

Tamara Bischoff