Grupo da Univates reflete sobre arte, pesquisa e educação

Postado em 24/08/2012 11h

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de refletir sobre o papel da arte na pesquisa e na educação, o curso de Pedagogia da Univates deu início, no último dia 23, às atividades do grupo de estudos “Arte, Pesquisa e Educação”, coordenado pelo professor Cristiano Bedin da Costa. O grupo foi proposto pelo curso de Pedagogia, a partir de vivências e discussões realizadas na recente viagem à Colômbia, mas é aberto a alunos e professores de todos os cursos interessados.

Conforme o coordenador do grupo, a proposta é buscar outras visões sobre a pesquisa em educação e pensar de que maneira o campo da arte pode auxiliar no meio acadêmico, além da ligação que ela possui com outras áreas e saberes. É um movimento dos professores para pensar a escrita como criação e experimentação. “Não pretendemos propor um método específico para o saber, mas sim uma aposta na atividade do pensamento. O rumo dos estudos é o próprio grupo que vai dar”, explica.

Entre os autores trabalhados estão os pensadores franceses Roland Barthes e Gilles Deleuze. “Barthes irá funcionar como uma espécie de abridor do caminho dos estudos, pois ele pensou a música, a literatura, o cinema e a pintura como planos que podem auxiliar o trabalho do professor. Mas serão trazidos diversos outros autores, o que acaba configurando uma câmara de ecos”, afirma o professor.

Os encontros ocorrem a cada duas semanas e possuem a duração de duas horas, com início às 15h, na sala 202 do Prédio 7. O grupo já conta com 15 participantes e continua aberto aos alunos e professores interessados em participar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5592.

Texto: Tuane Eggers

Grupo foi proposto pelo curso de Pedagogia, mas é aberto a todos alunos e professores interessados