Encontro Gaúcho de Educação Matemática reúne mais de 400 pessoas

Postado em 23/08/2012 08h15min

Por Tamara Bischoff

Teve início nesta quarta-feira, dia 22, na Univates, o XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), que prossegue até o próximo sábado, dia 25 com extensa programação (veja a seguir). O evento conta com mais de 400 inscritos participantes, entre professores de Matemática da Educação Básica, professores do Ensino Superior, acadêmicos dos cursos de Matemática e Ciências Exatas em nível de graduação e pós-graduação, pesquisadores e interessados em geral.

A abertura oficial do Encontro ocorreu no turno da noite, no auditório do Prédio 7, com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Claus Haetinger, do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Instituição, Mouriac Diemer, da coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Marisa Bastos, da diretora regional do RS da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Cláudia Groenwald, da presidente da Associação dos Secretários de Educação do Vale do Taquari, Daniela Reginatto, do representante da SBEM Lucas Seibert, e da coordenadora do XI EGEM, Marli Teresinha Quartieri.

“Educar tornou-se um desafio, considerando os processos pelos quais a sociedade vem passando”, afirmou Marli ao iniciar seu pronunciamento. Conforme ela, a emergência do novo cria um clima de dúvidas, e é preciso tornar-se o sujeito do seu próprio destino e do destino coletivo. “Que neste EGEM possamos contribuir para o todo da Educação Matemática. É no conjunto das partes que o todo se torna infinito”, destacou.

O pró-reitor Claus Haetinger ressaltou que a Univates, através de seus profissionais das mais diversas áreas, busca também, com a realização deste evento, dar a sua parcela de contribuição para o auxílio à resolução de problemas da sociedade. “O encontro reveste-se de valor pela presença de todos, especialmente pela participação dos nossos convidados que certamente nos brindarão, cada qual, com momentos de sabedoria”, disse, acrescentando que “a educação para a vida e para o trabalho certamente nunca foram tão importantes nem tiveram pontos de confluência tão relevantes e decisivos quanto agora, quer para o cidadão, quer para a comunidade”.

A conferência de abertura teve como tema “Tendências da Educação Matemática em Tempos de Incertezas”, e foi proferida pelo professor doutor Marcelo de Carvalho Borba, professor universitário, pesquisador e autor de diversos livros. Ele começou sua explanação falando de uma certeza sua: a de que só vamos mudar a educação no Brasil se houver uma revolução no salário dos professores da Educação Básica.

Em seguida, o palestrante apontou várias incertezas contemporâneas: Quem somos? Vamos ter emprego? E se a sala de aula sumir, como fica o professor? Ele provocou os participantes a pensarem também o que é a Educação Matemática e seu objeto – o ensino-aprendizagem. Borba abordou ainda as tendências atuais que, segundo ele, são movimentos para lidar com certezas escolares e além muro. Segundo ele, são três as tendências principais: a Educação Matemática crítica, a etnomatemática e a Informática e Educação Matemática. Na sequência, o palestrante respondeu a questões levantadas pelo público.

Saiba mais

Com a temática "Educação Matemática em tempos de incertezas", o evento tem como objetivo problematizar o campo da Educação Matemática frente às incertezas que emergem nos diversos contextos. Para tanto, contará com apresentações por meio de palestras, comunicações científicas, relatos de experiências, oficinas e mesas redondas.

O Encontro é uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Instituição e da SBEM/RS.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 210 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5209 e 5210, ou ainda pelo e-mail egemunivates@univates.br.

Confira a programação:

Dia 23 de agosto

8h30min às 12h

Comunicações Científicas/Relatos de experiências

13h30min às 16h

16h30min às 18h30min

Mesas-redondas

Tecnologias no Ensino de Matemática
Dr. Maurício Rosa (Ulbra)
Dra. Maria Madalena Dullius (Univates)
Dra. Nilce Fátima Scheffer (URI)

Modelagem Matemática