Univates supera médias no Exame da OAB e figura entre as três melhores instituições privadas do estado

Postado em 22/08/2012 17h32min

Por Tuane Eggers

Foi divulgado nesta semana o desempenho das instituições de Ensino Superior que participaram do Exame da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), realizado no dia 8 de julho. Mais uma vez, a Univates foi destaque na prova, figurando na terceira posição entre as instituições de ensino superior privadas no Rio Grande do Sul. O índice de aprovação da Instituição do Vale do Taquari resultou em 27,27%, superando a média nacional de 14,97% e notas de instituições vizinhas.

Para a coordenadora do curso de Direito da Univates, professora Thaís Carnieletto Müller, o desempenho denota o atendimento dos objetivos propostos pelo curso. “Entre eles, a formação de profissionais qualificados para o exercício de suas atividades, conscientes de sua participação no processo de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais, econômicas e científicas, tornando-se atores históricos na interação entre o saber acadêmico e a sociedade”, explica.

Thaís destaca que todos os professores sentem-se recompensados pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da Univates e reconhecem que esse resultado não seria possível sem o empenho dos alunos. Entre as ações institucionais que protagonizaram esse resultado, está o compromisso dos professores com a sólida formação geral e humanística dos alunos, além das aulas aliarem conhecimento teórico e prático, e a matriz curricular estar em sintonia com as exigências atuais do MEC e com os conteúdos exigidos pela OAB.

No Rio Grande do Sul, três universidades federais e uma particular figuram entre as melhores do Brasil, com destaque para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que alcançou o índice de 70,67% de aprovação. No entanto, o mau desempenho no país desencadeou críticas da OAB, que aponta para a proliferação de cursos de Direito. A OAB nacional contabiliza mais de 1.200 cursos pelo Brasil, muitos deles com vagas ociosas. No Vale do Taquari, cerca de 900 pessoas buscam a formação em Direito na Univates.

Saiba mais

As inscrições para o próximo Exame da OAB já estão abertas. A prova objetiva (ou primeira fase) será realizada no dia 9 de setembro, com cinco horas de duração. Já a etapa subjetiva (ou prova prático-profissional) ocorre no dia 21 de outubro, com a mesma duração.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado (nos termos do art. 8º, IV, da Lei 8.906/1994). O Exame é composto por uma prova objetiva, composta por 80 questões de caráter eliminatório, e uma prova prático-profissional, composta por uma peça profissional e quatro questões de caráter eliminatório.

Texto: Tuane Eggers

Com 27,27% de aprovação, a Univates figura entre as dez melhores instituições do estado

Tuane Eggers