Pesquisador italiano Nicola Minervini palestra sobre exportação

Postado em 21/08/2012 21h56min

Por Ana Paula Vieira Labres

A Univates realizou nesta terça-feira, dia 21, a palestra “O exportador: internacionalização com competitividade”, ministrada pelo renomado consultor italiano Nicola Minervini. Em sua fala, destacou a sua carreira como consultor de empresas italianas e brasileiras, a importância da internacionalização e o perfil do profissional que pretende atuar em mercados internacionais.

Sobre a exportação brasileira, Minervini, enfatizou que apesar dos passos gigantescos nos últimos dez anos, a área não alcançou 2% do comércio exterior. “O Brasil é um dos países mais fechados a nível mundial, então temos muito o que fazer. Atualmente, não se permite mais que o país se feche para a exportação. É preciso trocar ideias e intercambiar experiências”.

A exportação realizada por pequenas empresas é alertada pelo consultor. “Não são todas as empresas que podem exportar. Muitas delas não são competitivas para vender no seu próprio mercado e já querem exportar. Talvez seja mais fácil ocupar lugar no mercado interno, pois exportação exige preparação. Se você não é bom aqui dentro, vai ser mais difícil competir lá fora”, ressalta o italiano.

Minervini também observou que a exportação deve ser levada a sério e é necessário conhecimento cultural. “É preciso conhecer a cultura do país para o qual a empresa pretende vender. A maior dificuldade de exportar está na própria empresa. Se ela não estiver sincronizada, não terá sucesso. É preciso fazer um balanço sobre sua competitividade e inovação. Muitas empresas não existem mais porque não inovaram”.

O sucesso da carreira de executivo de exportação, segundo Minervini, é composto pelas seguintes características: energia, agilidade, equilíbrio, perseverança e domínio de idiomas. “O inglês já é básico e a minha dica é que invistam no aprendizado do mandarim”.

Nicola Minervini é autor do livro “O exportador”, lançado em 1991 pela Pearson Prentice Hall e hoje está na sexta edição, além de ser diretor da International Marketing Consulting, com sede em Bergamo, na Itália.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Renomado consultor italiano Nicola Minervini palestrou para alunos, professores e comunidade