Programação alusiva aos 50 anos da Psicologia prossegue na terça

Postado em 17/08/2012 17h39min

Por Tamara Bischoff

Nesta semana, teve início a programação promovida pelo curso de Psicologia da Univates para marcar os 50 anos da profissão no Brasil. O evento “50 anos da Psicologia: desafios e rumos da profissão” conta com oficinas, rodas de conversa, atividades de integração e relatos de experiência de estágio.

As atividades começaram na quarta-feira, dia 15, com uma atividade de integração, ministrada pela professora convidada Silvane Isse. Já na manhã desta sexta, dia 17, foi a vez de os alunos compartilharem suas experiências de estágios com os demais colegas de curso. Em rodas de conversa, realizadas em três salas do Prédio 12, os estudantes relataram algumas de suas atividades e vivências e responderam a perguntas dos demais participantes.

Confira o que disseram alguns acadêmicos:

“A escrita do relatório de estágio faz a gente se defrontar com o nosso saber e com o nosso não saber, com toda a caminhada feita durante o curso.” Mariana da Silva

“Durante o estágio, o aluno costuma refletir muito e surgem questões como 'qual é o objetivo da Psicologia, a que ela se propõe?'.” Afonso Roveda

“A Cures ainda é um lugar novo, que trabalha de maneira diferente. Lá a construção é permanente, e acaba nos desacomodando. Estamos em constante troca com outras área da Saúde. É gratificante ver o processo em andamento e perceber que participamos disso.” Jocieli Ferrari

“O estágio é uma experiência muito gratificante, estou aprendendo muito.” Bruna Wendt

“No estágio também tem frustrações. Tu entras no local de trabalho como estagiário, mas é visto como profissional, e às vezes isso é complicado.” Cristina Pretto

Programação segue na próxima semana

No dia 21, a partir das 8h20min, serão realizadas duas oficinas. Na sala 100 do Prédio 12, a temática será “Entre o céu aberto e o cimento cru: reflexões sobre experiências sociodramáticas no campo do Suas”, ministrada pela psicóloga Oriana Hadler. Na sala 101 do Prédio 12, o tema trabalhado será “A contribuição da psicologia no cuidado materno-infantil”, ministrado pela psicóloga Eliana Cattoi”.

No dia 25, a partir das 10h, no auditório do Prédio 16, será realizada a roda de conversa “50 anos de Psicologia no Brasil”, apresentada pela professora Suzana e mediada pela psicóloga Maria da Graça Jacques. Após o evento, haverá um almoço por adesão, que ocorrerá na Sede da Associação dos Funcionários da Fuvates.

Fechando as atividades, no dia 27, a partir das 19h, no auditório do Prédio 16, será realizada a roda de conversa “Loucos pela profissão”, ministrada pelas psicólogas Rosane Tünnerman e Camila Jardim e mediada pela professora Suzana.

Inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5537, ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Alunos contaram sobre experiências de estágio

Tamara Bischoff