Professora conta sobre aulas de português no Timor-Leste

Postado em 10/08/2012 14h16min

Por -

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates Shirlei Mendes da Silva foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato:

Aulas de português instrumental

Desde março estou lecionando uma disciplina de português instrumental aqui na UNTL. Trata-se de um português voltado à leitura e interpretação de textos da área das Ciências Sociais. A demanda veio do departamento de Ciências Sociais, que salientou a necessidade de aulas de português para os docentes timorenses. Como não havia professor de português disponível, fui designada para lecionar a disciplina.

Tenho a orientação dos colegas de Língua Portuguesa e utilizo como guia para as aulas o material elaborado pela cooperação da Capes brasileira. As aulas são diárias, com uma hora de duração. Meus alunos são os professores da UNTL, do departamento de Ciências Sociais, juntamente com os funcionários da Secretaria do Departamento. No primeiro semestre tive cerca de 10 alunos, e foi por meio deste curso que, finalmente, conheci meus colegas timorenses. A barreira da língua e da cultura é muito forte aqui em Timor-Leste e os timorenses, num primeiro momento, são muito fechados, mesmo entre eles. Parece que a forma de organização social tribal dificulta os contatos intergrupais e isto intensifica-se com relação aos malais (estrangeiros).

Assim, entrar em sala de aula e iniciar um trabalho com a língua portuguesa tem sido uma experiência maravilhosa!

Shirlei Ines Mendes da Silva

de Díli, Timor-Leste