Aula Inaugural com consultor italiano Nicola Minervini ocorre na noite desta terça

Postado em 07/08/2012 09h44min

Por Tamara Bischoff

A Univates realiza, nesta terça-feira, dia 21, às 19h10min, a Aula Inaugural do Curso de Comércio Exterior, que contará com a palestra “O exportador: internacionalização com competitividade”, proferida pelo renomado consultor italiano Nicola Minervini. Ele falará sobre a importância da internacionalização e o perfil do profissional que pretende atuar em mercados internacionais.

O evento ocorre no auditório do Prédio 7 do Câmpus Lajeado, e dirige-se a alunos do curso de Administração – LFE em Comércio Exterior, formandos em Comércio Exterior, empresas ligadas ao Peiex e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Para registrar presença, alunos da Univates devem levar seu Cartão Inteligente. O certificado é gratuito e, a partir de sete dias da realização do evento, pode ser impresso pelo site.

A promoção é do curso de Comércio Exterior da Univates, com apoio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) e do Escritório de Relações com o Mercado da Instituição.

Saiba mais sobre o palestrante

Formado em Engenharia Eletrônica na Itália e em Economia no Brasil, Minervini acumula larga experiência como gerente de exportação e como responsável pelo marketing em empresas italianas e brasileiras. Desde 1985, dedica-se à consultoria e treinamento.

Autor de diversos livros em espanhol e em italiano, e no Brasil, do conhecido “O exportador”, lançado em 1991 pela Pearson Prentice Hall e hoje já na 6ª edição, Nicola Minervini é diretor da International Marketing Consulting, com sede em Bergamo, na Itália (www.minerviniexport.com), país em que reside.

No Brasil, tem atuado como professor de cursos de pós-graduação em Comércio Exterior e colaborado com entidades como Secex, Apex, Funcex, Abimaq, Assintecal e federações de indústrias. Também atua como consultor da União Europeia na maioria dos países da América Latina para projetos de desenvolvimento da capacidade exportadora de empresas.

Tanto na Itália quanto na América Latina, Minervini colabora com numerosas entidades de promoção de Comércio Exterior e de instituições acadêmicas. Seus principais temas de trabalho são a internacionalização e a formação de redes de empresas com a sua metodologia de Sistemas Integrados de Promoção da Competitividade e da Exportação (SIPE).

Texto: Tamara Bischoff

Tuane Eggers