Vale do Sampaio é retratado em exposição na Univates

Postado em 03/08/2012 09h01min

Por -

Lajeado - Quem passar de 2 a 16 de agosto pelo Espaço Arte do Prédio 8 da Univates poderá conferir a exposição fotográfica “Belezas Culturais e Naturais do Vale do Sampaio”. A mostra de 24 imagens expõe uma das mais importantes regiões da colonização austro-alemã do Rio Grande do Sul.

Nas fotos, os visitantes podem conferir registros das danças típicas, casas em enxaimel (Fachwerkbau) e outros aspectos inerentes à cultura germânica. Nas passagens naturais são destaque os morros e as matas centenárias preservadas. O Arroio Sampaio, que dá nome ao vale, também foi destacado em diversas imagens.

As fotos foram captadas pelo aluno formando em Jornalismo pela Univates, Cristiano Wildner, de Venâncio Aires. A maioria dos registros foi feita no primeiro semestre deste ano. “É uma oportunidade de mostrar um dos berços da colonização austro-germânica nos Vales do Taquari e Rio Pardo”, destaca o acadêmico.

Segundo Wildner, as riquezas histórias, culturais e naturais do vale teuto-brasileiro merecem ser preservadas, apreciadas e difundidas. “Pássaros raros e animais de porte médio são encontrados em passeios pelos campos e matas, algumas inexploradas”. Suas potencialidades têm sido objetos de estudo em diferentes instituições de ensino superior.

Saiba mais sobre o Vale

O Vale do Sampaio, localizado entre a depressão central e o planalto gaúcho, compreende parte dos territórios de Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Sério e Boqueirão do Leão. O Arroio Sampaio recebeu essa denominação por conta do general Antônio de Sampaio, morto na guerra contra o Paraguai e patrono da infantaria do exército Nacional.

De acordo com historiadores, os primeiros imigrantes chegaram ao Vale do Sampaio por volta de 1870 por meio de carretas. Depois das primeiras colheitas, as choupanas com chão batido deram lugar às casas em estilo enxaimel. É crescente a criação de chácaras e áreas de lazer. A diversificação econômica é incentivada por meio do turismo. O Arroio Sampaio é afluente do Rio Taquari.

Cristiano Wildner

Aluno de Jornalismo da Univates Cristiano Wildner apresenta a exposição “Belezas Culturais e Naturais do Vale do Sampaio”

Cristiano Wildner