No cotidiano do câmpus, eles fazem seu importante trabalho atuando nos bastidores

Postado em 01/08/2012 17h34min

Por Tuane Eggers / Ana Paula Labres

Entrar em uma sala de aula organizada, caminhar pelos ambientes limpos, encontrar canteiros e calçadas bem cuidados, passear pelos jardins conservados, usufruir de sinalização em constante manutenção. Situações como estas fazem parte do cotidiano dos alunos, professores, funcionários e visitantes da Univates. O que muita gente não sabe é quem está nos bastidores de tanta limpeza, manutenção e segurança: uma equipe de 161 pessoas, entre funcionários da Star Service (empresa terceirizada) e do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates. Todos responsáveis por tornar nosso dia a dia mais fácil e bem mais agradável aos olhos.

Enquanto alunos e professores aproveitavam o período de férias, eles trabalharam com grande dedicação para deixar os ambientes do câmpus ainda mais bonitos. Armindo Alexandre, 37 anos, do bairro São Cristóvão, faz parte desse grupo de trabalhadores. Durante suas oito horas diárias de trabalho, ele cuida da limpeza de canteiros, da plantação e corte de gramas e da poda de árvores, entre outras tarefas. “Entre os serviços que já tive, esse é o que mais gosto. Fico muito feliz quando recebo o reconhecimento das pessoas”, confessa.

Nestor Egino da Silva, 58 anos, do bairro Morro 25, também atua na área de jardinagem e limpeza da rua, há cerca de sete meses. Ele conta que gosta do contato com a natureza, e que fica contente por deixar o ambiente mais bonito.

Para a colaboradora Cleonice Jung, mais conhecida por Cleo, que trabalha na Univates há 17 anos, o câmpus já se tornou sua segunda casa. Ela é coordenadora da equipe de Copa e Cozinha, responsável por organizar a distribuição de cafés, conferir a organização de salas de aula, verificar a limpeza dos banheiros, entre outras funções. “Essa parte dos cafés, falando assim, parece pouca coisa. Mas é bastante serviço organizar isso em todos os prédios, viu?”, brinca. Ela conta que durante todo esse tempo viu a Univates crescer, e que agora, o Prédio 17, o mais distante deles, também compõe sua lista de tarefas diárias. “A gente se sente feliz quando tudo está perfeito. Sinto orgulho de trabalhar aqui, porque a Univates já se tornou a nossa vida”, afirma.

Orgulho de seu trabalho também está estampado no rosto de Tatiane Terezinha da Cruz, 27 anos, do bairro Campestre. Ela fala com entusiasmo das atividades que realiza no câmpus da Univates. No turno da manhã, faz a limpeza do Laboratório de Microbiologia, no Unianálises, e no turno da tarde, fica responsável por ambientes do Prédio 3. A função de Tatiane é a limpeza geral dos corredores, banheiros, resíduos, vidros e salas de aula. “Gosto da faxina e de deixar os ambientes limpos para os alunos, professores e visitantes. Antes do início de cada semestre, nos preparamos para recebê-los. Esfregamos paredes, classes e deixamos as cadeiras impecáveis”, diz.

O trabalho da maioria deles inicia antes mesmo de clarear o dia. Quando chega a hora de ir embora, os alunos ainda não chegaram no câmpus para suas aulas noturnas. Muitas vezes, os trabalhadores sequer encontram aqueles que usam os ambientes e para os quais destinam suas horas de atividades. Mesmo assim, saem muito satisfeitos pelo trabalho realizado com tanta dedicação, dia após dia.

Texto: Tuane Eggers / Ana Paula Labres

Cleonice Jung é coordenadora da equipe de Copa e Cozinha

Tuane Eggers

Nestor Egino da Silva atua na área de jardinagem e limpeza da rua