Bolsistas de pesquisa participam de curso no Hospital de Clínicas

Postado em 01/08/2012 09h18min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 16 e 27 de julho, as alunas da Univates Débora Kich, de Biomedicina, e Rachel Molina, de Ciências Biológicas, participaram do curso de Genética e Biologia Molecular do Hospital de Clínicas, de Porto Alegre. Elas atuam como bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa “Detecção de micro-organismos patogênicos em amostras de leite in natura e associação com a ocorrência de polimorfismo relacionado à mastite bovina” da Univates e apresentaram dois pôsteres relacionados ao projeto. Inclusive, o pôster apresentado por Débora foi premiado como Melhor Apresentação de Trabalho.

Para ela, que atua há um ano e meio no projeto, existem muitas vantagens nas bolsas de iniciação científica. “Desde adquirir conhecimento, até ter a oportunidade de conhecer outros lugares e muitas coisas diferentes. Nesse curso, por exemplo, eu não poderia ter participado se não estivesse trabalhando nessa pesquisa. Temos muitas ideias quando participamos de eventos como esse”, explicou Débora.

Para o coordenador do projeto, professor Ivan Cunha Bustamante Filho, muitas vezes os alunos não percebem a importância desses projetos de pesquisa. “A iniciação científica oportuniza colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, além de entrar em contato com conteúdos mais aprofundados, exercitar outras línguas e participar de congressos. Enfim, é uma oportunidade de viver a ciência”, ressaltou.

A pesquisa também conta com a colaboração da professora Adriane Pozzobon e possui duas vertentes. Uma delas é intitulada “Diagnóstico molecular da prevalência de Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes em amostras de leite bovino in natura em propriedades do Vale do Taquari, RS” e possui o objetivo de diagnosticar de forma mais rápida a contaminação bacteriana, por meio da técnica PCR (reação em cadeia da polimerase). A outra é chamada de “Ocorrência do SNP CGIL4 relacionado à resistência à mastite bovina em rebanhos leiteiros”, que visa a identificar uma característica genética relacionada à resistência à inflamação da glândula mamária bovina.

Texto: Tuane Eggers

Pôster apresentado pela aluna Débora Kich foi premiado como Melhor Apresentação de Trabalho

Tuane Eggers