Alunos de História participam de evento nacional

Postado em 31/07/2012 17h08min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 14 e 21 de julho, oito estudantes do curso de História representaram a Univates no XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de História (Eneh), que abordou o tema “Nas Ruas, Nas Praças, Nas Salas”. O evento foi realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Guarulhos, São Paulo.

O Eneh é uma atividade realizada anualmente por universitários do Brasil e organizado pela Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh). O encontro esteve permeado por uma série de debates, palestras, minicursos, comunicações, shows e apresentações artísticas que abordaram assuntos como a função social do historiador, o direito à Memória, à Verdade e à Justiça por meio da Abertura dos Arquivos da Ditadura Civil Militar, o Tribunal Popular da Ditadura, a visitação à Escola Nacional Florestan Fernandes, mesa de Educação, entre outros. Neste ano, o Diretório Acadêmico Tebiquari, do curso de História, juntamente com outras universidades da região sul do Brasil, integra a organização do Encontro Regional dos Estudantes de História (Ereh-Sul), programado para o período de 12 a 14 de outubro, em Curitiba.

Entendida como essencial no âmbito do estudante em formação, a experiência de participação no Eneh destacou-se como uma oportunidade para os estudantes constituirem um espaço de diálogo e troca de experiências, além de compor uma importante etapa na formação política e acadêmica dos discentes, justamente pela integração entre os futuros profissionais das diversas partes da região e de diferentes áreas de pesquisas, e pelas discussões e reflexões em torno da área de História e da função do historiador no contexto político, econômico e social atual.

Texto: Tuane Eggers

Oito estudantes participaram do Encontro Nacional dos Estudantes de História