Professora conta curiosidades de Timor-Leste

Postado em 31/07/2012 11h02min

Por -

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates Shirlei Mendes da Silva foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato:

As microletes ou micro-ônibus em Díli

Andando pela cidade de Díli, observo que o transporte público é um dos grandes problemas da população local. O sistema parece ser o mesmo da Indonésia, afinal, durante 24 anos os indonésios governaram este país. Assim, tanto em Jacarta (capital da Indonésia) quanto em Díli (capital de Timor-Leste) o sistema usado para deslocamentos entre bairros é o das “microletes”, uma espécie de van que abriga no máximo 12 pessoas. Claro, em Jacarta há outras opções, como metrô e trem, mas em Díli há somente o sistema das microletes. Fora isso, restam os táxis e as motos, muitas motos.

Aliás, as motocicletas estão tomando conta das ruas de Díli. No início e no final do dia, hora do “rush” na vida das cidades, parece que Díli é tomada por um mar de motos. E aqui as motos levam, às vezes, uma família inteira (pai, mãe e filhos). Não é raro ver crianças de 2 ou 3 anos no colo da mãe, junto com os irmãos mais velhos, de 7 ou 8 anos, em uma mesma moto. Parece que o sistema de transporte público em Díli deve ser repensado urgentemente.

Esta é uma das tantas contradições de uma cidade que “cresceu” em 12 anos, pois após a destruição de 1999, quando os indonésios saíram de Timor-Leste, tudo teve que ser pensado rapidamente, e Díli foi estruturando-se às pressas.

Shirlei Ines Mendes da Silva

de Díli, Timor-Leste