Univates esclarece dúvidas sobre modificações no trânsito e no transporte coletivo

Postado em 30/07/2012 16h50min

Por Tamara Bischoff

Todo crescimento de empresa, instituição ou cidade gera mudanças em sua infraestrutura e, consequentemente, na rotina daqueles que a frequentam. Na Univates, não tem como ser diferente. O número de cursos e de alunos vem aumentando a cada ano, bem como a quantidade de salas de aula, de laboratórios, de salas especiais e também a necessidade de espaço nos estacionamentos.

Com o objetivo de organizar o embarque e desembarque de quem utiliza o transporte coletivo e facilitar o tráfego no câmpus, a Univates reuniu-se com representantes das empresas transportadoras dos diversos municípios e elaborou uma sistemática que está sendo implantada desde a última semana. E como toda mudança significativa costuma gerar certo desconforto no início, surgem alguns contratempos até que os usuários acostumem-se às alterações. Sendo assim, atenta às dúvidas que alguns alunos vêm apresentando, a Instituição ressalta questões importantes visando a esclarecer alunos, professores e demais frequentadores do Câmpus Lajeado.

Já no início da operação do novo sistema, foi possível verificar várias melhorias imediatas. A utilização do novo estacionamento dos coletivos e vans permitiu uma melhor fluência do trânsito, com menos congestionamentos. Além disso, houve uma grande melhoria para os pedestres na iluminação e visibilidade das calçadas de passeio.

Entretanto, alguns problemas também foram detectados, como a insuficiência de espaço coberto para todos os alunos que aguardam os ônibus, a necessidade de uma calçada no canteiro central da rua Avelino Tallini e a dificuldade de travessia devido ao intenso fluxo de veículos. Com base nessas observações, já está sendo providenciada a ampliação dos abrigos nas paradas, que devem estar prontos em 20 dias, bem como, durante o fim de semana, foram construídas calçadas no canteiro central e pintadas mais faixas de segurança. Além disso, por solicitação da Univates, será ampliado o tempo em que os fiscais do setor de trânsito da Prefeitura de Lajeado ficam no câmpus para auxiliar os pedestres na travessia da rua.

A Univates entende que o atual sistema representa uma evolução na organização do trânsito no câmpus e que a tendência é melhorar à medida que todos habituarem-se à nova sistemática.

Por que a Univates mudou o sistema de transporte coletivo?

Devido às obras de construção do Centro Cultural Univates foi necessário transferir os estacionamentos. Em função da grande quantidade de veículos (ônibus e vans) que atendem o câmpus Lajeado, o local mais viável em termos de espaço e infraestrutura foi a área situada entre o Complexo Esportivo e o Prédio 17. Vale ressaltar também que, neste caso, o fator distância é relativo, uma vez que a distância até as paradas e estacionamentos sempre dependerá do prédio no qual o aluno terá aula. Por mais que a intenção da Univates seja atender a demanda de cada um de seus 12 mil alunos da melhor forma possível, seja ele um usuário de ônibus, van, motorista de carro ou moto, caroneiro, pedestre ou ciclista, quando se pensa no coletivo não é possível, numa instituição desse porte, que cada aluno tenha seu carro ou ônibus à disposição em frente ao prédio onde teve aula.

E quando a aula terminar mais cedo, como ficam os alunos de outras cidades que utilizam ônibus e vans?

Os alunos que por algum motivo saírem da aula mais cedo e acharem inconveniente caminhar até o estacionamento podem aproveitar os espaços que a Univates dispõe para o tempo livre, como a Biblioteca, os Laboratórios de Informática e o Centro de Convivência, e próximo do horário de término da aula podem dirigir-se até a parada indicada para sua cidade.

Texto: Tamara Bischoff