Crianças envolvem-se com a exposição “Peixes e ambientes submersos de nossos rios”

Postado em 20/07/2012 15h30min

Por Ana Paula Vieira Labres

Eles têm pouca idade, mas uma vontade enorme de saber mais. Na visita à exposição “Peixes e ambientes submersos de nossos rios”, promovida pela Univates, por meio do Museu de Ciências Naturais (MCN), crianças que frequentam o Serviço Social da Indústria (Sesi) do Centro Esportivo de Teutônia mostraram suas curiosidades diante de uma vasta mostra de peixes.

E é justamente essa a proposta da exposição, ou seja, fazer com que o público conheça o grupo dos peixes – aquele que possui o maior sucesso evolutivo entre os animais vertebrados, como alimentação, locomoção, respiração e estratégias reprodutivas. Também é possível conferir peixes taxidermizados (empalhados), peixes em via líquida e uma maquete com ilustrações da forma submersa dos rios da região do Vale do Taquari.

O estudante Kaylan Luís Pleths, de 9 anos, ficou encantado com as explicações sobre o peixe Serrasalmus sp, mais conhecido como piranha. “Eu sempre gostei muito de peixes e até já tive um, mas ele morreu. O meu avô contava muito sobre a vida desses animais e foi com ele que eu conheci o cascudo. A piranha eu só tinha visto em filme, agora conheci pessoalmente e adorei. O peixe trairão também é muito legal”, conta.

A visitação pode ser feita até o dia 28 de setembro, nos turnos manhã, tarde e noite, no subsolo do Prédio 8 da Univates. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres