Programa de Qualificação envolve centenas de professores

Postado em 19/07/2012 17h30min

Por Ana Paula Vieira Labres

Centenas de professores da Univates estiveram participando, de 16 a 18 de julho, do Programa de Qualificação Docente da Univates, promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). O objetivo principal foi proporcionar atividades de qualificação pedagógica aos professores da Instituição.

No primeiro dia do evento, 16 de julho, ocorreu no auditório do Prédio 11, a palestra “Metodologias Ativas: desafios e possibilidades”, com o graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc) e doutor em Ciências - Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dinarte Alexandre Prietto Ballester.

Já na terça-feira, dia 17, foram oferecidas diversas oficinas com os temas: “Plano de Ensino Adaptado”, com Maria Isabel Lopes; “Google Docs: construção do conhecimento por meio da interação e colaboração”, com Edson Ahlert; “Prevenção da Evasão dos Alunos na Univates” e “Avaliação no Contexto do PPI e Regimento da Univates”, com Carlos Cândido da Silva Cyrne; “Edição de Vídeos”, com Leonel José de Oliveira e “Os Gêneros Textuais - resumo e resenha na academia”, com Marlene Isabela Bruxel Spohr.

Na quarta-feira, dia 18, as oficinas foram: “Qualidade de Vida do Professor: aspectos do trabalho e cuidados com a postura para docentes da Univates”, com Eduardo Sehnem e Lydia Koetz; “Conceitos Básicos sobre Elaboração de Planilhas e Gráficos no Excel”, com Edson Ahlert; “Univates Virtual: Ferramenta Questionário”, com Maurício Severo da Silva; “Prevenção da Evasão dos Alunos na Univates”, com Carlos Cândido da Silva Cyrne e “Uso do CMAPTools - ferramenta de edição/criação/manutenção de Mapas Conceituais”, com Luís Schneiders e Márcia Rehfeldt.

Conforme a professora Temis Bohrer, os encontros são importantes para socializar conhecimentos e aprendizados e promover a melhoria no ensino superior. “Sempre que possível, participo das atividades do NAP para adquirir competências profissionais e manter uma visão crítica do meu trabalho”, explica. Ela ainda complementa “o meu fazer pedagógico não se limita apenas aos conhecimentos teóricos sobre os conteúdos das disciplinas, mas na minha eficácia como mediadora entre estes saberes e o aluno”.

Dentro do Programa de Qualificação Docente também serão realizados Fóruns de Discussão. As atividades iniciam no mês de agosto e as inscrições para podem ser realizadas pelo e-mail nap@univates.br.

Confira a programação:

FÓRUM DE DISCUSSÃO 1 (presencial) – Reflexão, discussão, troca de ideias e de experiências com base no livro “Didática no Ensino Superior”, de Antônio Carlos Gil (indicado para os professores novos na IES) - Maria Isabel Lopes

FÓRUM DE DISCUSSÃO 2 (presencial) – Pós-Graduação Stricto Sensu – criação, avaliação, acompanhamento - Claudete Rempel

FÓRUM DE DISCUSSÃO 3 (presencial) – Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina - Jairo Luís Hoerlle

FÓRUM DE DISCUSSÃO 4 (presencial) – Metodologias Ativas no Ensino de Graduação (específico para os professores do CGO) - Silvana N. Martins e Prof. Ms. Arthur Coelho Dornelles Junior

FÓRUM DE DISCUSSÃO 5 (presencial) – Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição: discussão sobre a nutrição e a saúde coletiva com foco na alteração do PPC - Simara R. Conde e Profa. Ms. Fernanda Scherer

FÓRUM DE DISCUSSÃO 6 (presencial) – Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia - Eduardo Sehnem

FÓRUM DE DISCUSSÃO 7 (presencial) – A Leitura no Ensino Superior: a competência leitora e as habilidades de leitura na perspectiva da aprendizagem - Marlene I. B. Spohr e demais professores da área de Letras

FÓRUM DE DISCUSSÃO 8 (presencial) – Revisão e reconstrução do Projeto Pedagógico do curso de Farmácia - Luis Cesar de Castro

FÓRUM DE DISCUSSÃO 9 (virtual) – Reflexão, discussão, troca de ideias e de experiências. MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus. - Márcia Rehfeldt e Maria Elisabete Bersch

FÓRUM DE DISCUSSÃO 10 (presencial) – O PPC do Curso de Letras: a integração entre as diferentes áreas de conhecimento e implicações no Ensino. - Justina Lied

FÓRUM DE DISCUSSÃO 11 (presencial) – Uma reflexão sobre Not for profit, de Martha Nussbaum, a partir da leitura do livro e de comentários ao mesmo - Gabriel Goldmeier

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5340, ou pelo e-mail nap@univates.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Tuane Eggers