Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates preparará jovens com deficiência para o mercado de trabalho

Postado em 18/07/2012 17h09min

Por Ana Paula Vieira Labres

Representantes de diversas empresas da região do Vale do Taquari, estiveram reunidos na tarde da terça-feira, dia 17, no Prédio 9 da Univates, para o lançamento do curso gratuito “Aprendizagem - Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência”. O objetivo é proporcionar aos jovens deficientes da região mais oportunidades no mercado de trabalho e, para isso, preparar os ambientes para melhor recebê-los.

A Univates será a responsável por prestar assessoria gratuita às empresas, auxiliando-as no planejamento das adaptações necessárias para acolher o aprendiz com deficiência e organizar um plano de trabalho para o exercício de suas funções.

O início do evento foi marcado pela exibição do documentário “Basquete sobre Rodas - Esporte Adaptado”, gravado a partir de depoimentos dos integrantes do time de basquete da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil) e do vídeo produzido com a aluna de Educação Físcia da Univates, Andrieli Diehl Machado, que tem síndrome de Down.

Na sequência, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Claus Haetinger, destacou que o curso também caracteriza-se como fórum para troca de experiências de quem tem vontade de fazer mais. “Assim, garantimos a inclusão social dos jovens que buscam oportunidades e afirmamos as políticas de responsabilidade social da Univates”, afirmou.

Conforme a coordenadora do curso, professora Morgana Domênica Hattge, as atividades terão início dia 27 de agosto e buscam promover a qualificação profissional de pessoas com deficiência. “Também vamos buscar seu desenvolvimento e sua formação profissional inicial, que poderá ter continuidade em cursos de Educação de Jovens e Adultos ou em cursos técnicos”, completou. Além disso, o curso pretende garantir a inserção profissional dos aprendizes e sua permanência no mercado de trabalho, mesmo após o término do contrato de aprendizagem.

Jovens deficientes da região do Vale do Taquari, com idade a partir de 14 anos, podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 de agosto, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação da Univates, sala 110 do Prédio 1 do Câmpus Lajeado. No ato da inscrição, o jovem deverá entregar uma declaração da empresa em que será realizada a aprendizagem profissional e o laudo médico atestando a deficiência.

O curso tem duração de dois anos e carga horária de 800 horas. Em 400 horas, o aprendiz realiza atividades na Univates e nas outras 400 horas, ele realiza práticas profissionais na empresa. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7011.

 

Conheça as empresas presentes no lançamento do curso:

Plastrela; Empresa Atlas; Cooperativa Languiru; Companhia Minuano de Alimentos; Imec Supermercados; Bebidas Fruki; Cooperativa Certel; Fruteira Degasperi; Lojas Benoit; Conpasul; Construtora Zagonel; Sindicomerciários; Vonpar; Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo; Núcleo, Consultoria Empresarial e Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil).

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

O Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Claus Haetinger, disse que o projeto garantirá a inclusão social dos jovens que buscam oportunidades

Ana Paula Vieira Labres

Coordenadora do curso, professora Morgana Domênica Hattge

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Jovens com deficiência podem se inscrever até o dia 8 de agosto

Jos van Galen

Notícias Relacionadas