Alunos participantes do Projeto Rondon retornam ao estado neste domingo

Postado em 17/07/2012 15h10min

Por -

Oito alunos e dois professores da Univates que participam do Projeto Rondon, em Curralinho, no Pará, retornam ao Rio Grande do Sul no próximo domingo, dia 22. O trabalho voluntário, que iniciou dia 9 de julho, consiste em palestras e oficinas com temas sobre educação ambiental, inclusão digital, comunicação, desenvolvimento de trabalho cooperativo e artesanato.

O município de Curralinho foi escolhido pelo Ministério da Defesa para receber as ações de integração social e de cidadania por ser um dos mais carentes do país. Apesar do grande potencial turístico, por se localizar na Ilha de Marajó, a maior renda que circula todos os meses na cidade é proveniente de programas assistenciais. Conforme a professora da Univates que acompanha o projeto, Dorli Schneider, todos os dias o grupo divide-se para atender às demandas da cidade e das comunidades mais isoladas. “Em algumas delas, é necessário viajar cerca de três horas de barco”, complementa ela.

Segundo os participantes, apesar dos problemas existentes na comunidade, como ausência de saneamento básico, violência sexual e corrupção, a comunidade envolve-se ativamente com as ações desenvolvidas. “A população é participativa e receptiva”, afirma a aluna de Engenharia Ambiental, Roberta Kurek.

O Projeto Rondon promove a integração social e envolve de maneira voluntária os estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Conheça os participantes da Univates

Roberta Kurek, de Guaporé (Engenharia Ambiental); Bruna Jordon, de Arroio do Meio (Biomedicina), Cristiano Wildner, de Venâncio Aires (Jornalismo), Francieli Winck, de Arroio do Meio (Letras), Jeferson Schneider, de Estrela (Administração), Joana Beuren, de Venâncio Aires (Ciências Biológicas), Mariana Brandão, de Taquari (Psicologia), Ronei Tiago Stein, de Teutônia (Engenharia Ambiental). Os professores que acompanham são Dorli Schneider e Rafael Eckhardt.

Cristiano Wildner