Professora representa Univates na Coreia do Sul

Postado em 17/07/2012 10h59min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 8 e 15 de julho, a professora Maria Madalena Dullius representou a Univates em um dos mais renomados eventos de Educação Matemática, o 12th International Congress on Mathematical Education (ICME), na Coreia do Sul. A participação ocorreu por meio do projeto Observatório da Educação, que é coordenado por ela e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep).

Na ocasião, a professora apresentou um trabalho de pesquisa vinculado ao projeto, intitulado “Studying possibilities of improvements to the process of teaching and learning of Mathematics in Brazil”. Conforme Madalena, participar do evento foi importante para conhecer o que está acontecendo na Educação Matemática em todo o mundo, em termos de investigação, práticas de ensino e trocas de informações sobre os problemas da Educação Matemática. “O congresso também é um momento importante para conseguir contatos de pesquisadores da Educação Matemática de diferentes países, com vistas a possibilidades de parcerias em pesquisas futuras”, explicou.

A professora conta que o resultado imediato de sua participação no evento foi um convite para publicação de artigo na revista internacional Modern Education Review (ISSN 2155-7993). De acordo com Madalena, entre os ministrantes das atividades estiveram pessoas de renome na área da Educação Matemática do mundo todo. “Por exemplo, Michele Artigue e Yves Chevallard, da França, Angel Ruiz, de Costa Rica, e Alan Schoenfeld, dos Estados Unidos”, afirmou. O evento contou com cerca de 3,5 mil participantes.

O ICME é um evento que ocorre a cada quatro anos e tem dois objetivos principais. Por um lado, oferece uma oportunidade acadêmica para discussão, debate e apresentação de novas pesquisas e teorias em todos os aspectos da Educação Matemática. Por outro lado, é um local de encontro para a comunidade internacional de Educação Matemática: os educadores matemáticos, os professores, os gestores políticos e pesquisadores.

Texto: Tuane Eggers

Professora Maria Madalena Dullius no ICME, na Coreia do Sul