Técnico Nacional do Projeto Extensão Industrial Exportadora participa de encontro

Postado em 10/07/2012 10h52min

Por Ana Paula Vieira Labres

O Núcleo Operacional do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex/Univates), realizou na manhã desta terça-feira, dia 10, na Univates, o “Café da manhã Peiex”, com o objetivo de discutir e instruir sobre o cenário e as oportunidades no comércio exterior.

No início do evento, o Coordenador Técnico Nacional do Peiex, Leonardo Deppe, enfatizou a trajetória do projeto na Univates. “Em 2008, começamos a desenvolver os primeiros convênios. Em fevereiro de 2009, ocorreu a capacitação da equipe da Univates, sendo o primeiro núcleo do país a entrar em operação. Ou seja, é o mais antigo grupo formado de técnicos extensionistas do Brasil”.

Deppe destacou que a renovação da parceria pelo quarto ano significa que o projeto é um sucesso na Univates e que a receptividade dos empresários, sejam de pequenas ou médias empresas, em pensar num produto competitivo para venda no exterior reafirma o trabalho do Peiex. “Trabalhamos com duas linhas básicas: melhoria da competitividade e criação da cultura exportadora. A exportação é um processo demorado, por isso não gostamos de fazer convênio de um ano numa região porque em um ano uma empresa não exporta. Para exportar, tem todo um caminho a percorrer e o Peiex ensina”.

Além disso, o Técnico Nacional explicou que o mercado brasileiro é grande e que aceita qualquer tipo de produto. “Nossa economia é estável e o Brasil é muito comprador, tanto que outros países querem exportar para cá porque nossa economia é muito bem estruturada, com os pés no chão. Uma empresa que nasce na Coréia do Sul ou no Japão, por exemplo, já necessita ter uma vocação para vender para o exterior porque o mercado interno está saturado”, conclui Deppe.

Durante o encontro também ocorreu a palestra com o professor Ubyrajara Brasil Dal Bello e foram apresentadas as ações e metas do Peiex/Univates. Entre elas estão: atendimento gratuito a 140 empresas dos vales do Taquari e Caí; realização da III Semana de Negócios, que ocorrerá de 3 a 6 de setembro e envolverá alunos, empresários e entidades de classe; intensificação das rodadas de prospecção de negócios que ocorrerão com a Semana de Negócios; realização de cursos de capacitação em 10 áreas estratégicas; realização de três edições do Café Peiex, reunindo empresários e entidades locais, a fim de abordar as ameaças e oportunidades para estas empresas.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Professor Ubyrajara Brasil Dal Bello palestrou no encontro