Consulta Popular prossegue até esta quinta-feira

Postado em 04/07/2012 17h26min

Por Tuane Eggers

A comunidade do Vale do Taquari pode eleger, até esta quinta-feira, dia 5, pelo site www.participa.rs.gov.br, os projetos que receberão verba da Participação Popular e Cidadã – Orçamento Estadual 2013. A Univates esteve, nesta quarta, com uma das urnas para votação presencial, no saguão do Prédio 7, que recebeu votações das 9h às 21h. Entre os 16 projetos e cinco prioridades estratégicas disponibilizados, os eleitores podem escolher quatro projetos e duas prioridades. A votação, que seria encerrada no fim do dia, se estenderá durante a quinta-feira em função de problemas no site.

Conforme a secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, a consulta ocorreu tranquilamente em todos os municípios, com urnas circulando nos principais pontos e nas comunidades de cada local. “Esse é um momento no qual cada cidadão pode decidir parte dos recursos aplicados nas regiões e, em específico, no Vale do Taquari. São os cidadãos que definem em quais projetos devem ser aplicados os recursos”, explica.

O orçamento total para beneficiar a região do Vale do Taquari é de aproximadamente R$ 6 milhões. Destes, serão destinados até R$ 1,8 milhão para as áreas de Desenvolvimento Rural e Irrigação; até R$ 1 milhão para Segurança; até R$ 1 milhão para Saúde; até R$ 1,2 milhão para Projetos Microrregionais; e o valor restante será destinado a outras áreas. Entre os projetos apoiados pela Univates está especialmente o de Revitalização do Sistema de Alerta de Enchentes, que prevê R$ 200 mil de investimento e beneficiará todo o Vale do Taquari.

O formando de Design Gráfico da Univates Eduardo Sulzbach de Araújo foi um dos alunos que participou da votação. Conforme ele, é interessante que o povo participe, pois é uma forma de aumentar a probabilidade de realização dos projetos. “Se é oferecida a participação nas decisões, é importante participar, para que as coisas que desejamos sejam feitas”, explica.

O resultado será divulgado na próxima segunda-feira, dia 9. Mais informações podem ser obtidas com o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, pelo telefone (51) 3714-7023 ou pelo e-mail codevat@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Uma das urnas foi instalada no saguão do Prédio 7 da Univates