Um semestre de transformações

Postado em 03/07/2012 16h10min

Por Tuane Eggers

O semestre de aulas na Univates já se aproxima do fim e, com a chegada das férias, alunos e professores terão algumas semanas de descanso antes de retornarem novamente às atividades. E por mais que o estudo seja o foco de quem frequenta uma instituição de ensino superior, não é somente de aulas, livros, trabalhos e provas que é feito um semestre.

Para aqueles que circulam diariamente pelo câmpus, a Univates transforma-se em cenário propulsor de importantes mudanças e conquistas. É o que nos contam alguns estudantes e professores, para os quais a primeira metade de 2012 ficará marcada para sempre.

A aluna do curso de Design Gráfico Adriana Sbaraini Arend, por exemplo, iniciou um namoro durante este semestre. Ela conta que algumas vezes esteve nas mesmas palestras que ele, o acadêmico de Publicidade e Propaganda Leonardo Camargo, mas que nunca haviam conversado. Após um primeiro contato e algumas conversas por internet e celular, a relação entre os dois virou romance. “Hoje, trabalhamos juntos e não desgrudamos mais. Um dorme na casa do outro todos os dias, ficamos 24 horas grudados”, conta Adriana.

Outro estudante de Design Gráfico que teve uma ótima mudança em sua vida durante o semestre é Daniel Wallerius. No mês de fevereiro, ele começou a trabalhar como ilustrador no departamento de artes da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Entre suas funções, Wallerius cria vinhetas para programas, ilustra e cria artes auxiliares para matérias. “A experiência está sendo maravilhosa, estou aprendendo muito com meus colegas. Estou trabalhando com os melhores profissionais da área no Brasil e, muito provavelmente, um dos melhores do mundo”, conta o estudante. Ele explica que o setor de artes da Globo é frequentemente premiado em diversos concursos mundo afora, então fazer parte desse grupo é extremamente gratificante. “Minha intenção é permanecer por aqui”, afirma o aluno, que apresenta seu Trabalho de Conclusão de Curso nos próximos dias, na Univates. Sua formatura, no entanto, está programada somente para 2013, devido ao regime especial que está cursando à distância.

A estudante de Biomedicina Carine Schossler também foi selecionada, durante o semestre, para uma vaga em sua área de estudos. Ela atua, desde maio, como estagiária do setor de Vigilância em Saúde da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). “A minha experiência está sendo muito boa. Acredito que se um dia eu não tivesse me proposto a ser estagiária, não estaria adquirindo tanto conhecimento como estou agora”, conta a aluna, que sempre pensou em trabalhar na área da Vigilância em Saúde.

Já o aluno de Jornalismo Felipe Stefani foi selecionado neste semestre para ser operador de câmera de estúdio e cinegrafista da RBS de Lajeado, cobrindo todos os eventos relevantes do Vale do Taquari e do Rio Pardo. “É uma experiência muito valiosa poder trabalhar com profissionais que já estão há vários anos no mercado de trabalho. Posso dizer que foi uma oportunidade ímpar”, explica.

O semestre também foi especial para os novos alunos da Univates. Entre eles está Letícia Ruebenich de Quadros. Com uma vontade antiga de atuar na área da Saúde, ela ingressou no curso de Fisioterapia e, no mesmo período, conseguiu uma vaga no Centro de Educação Profissional da Instituição. “Está sendo um enorme aprendizado. Consegui me matricular em mais disciplinas no turno da manhã e vejo que Fisioterapia é mesmo o curso que pretendo seguir. Também conheci muitos novos colegas, tanto nas aulas quanto no trabalho”, explica ela, ressaltando que a experiência está sendo ótima.

Outra aluna que teve sua vida transformada neste semestre é a acadêmica de Relações Públicas Tatiana Greef Aschebrock. No dia 26 de maio, em uma manhã de clima ameno, como ela mesma explica, nasceu seu filho Teodoro. “Foi um momento de muita emoção, pois sabia que depois daquele instante minha vida estaria completa”, conta a aluna, que optou por continuar a graduação através do Tratamento Acadêmico Excepcional. Tatiana considera que o semestre foi tranquilo, pois manteve contato contínuo com os professores das disciplinas cursadas.

Para muitos professores, o semestre também foi pra lá de importante. O coordenador do curso de Engenharia da Computação, Marcelo Malheiros, por exemplo, presenciou o nascimento de um filho neste semestre. “É o meu segundo guri, também estrelense, filho de pai carioca e mãe sul-matogrossense”, conta. Felipe nasceu no dia 17 de abril e também é filho da colaboradora do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates Maria Abadia Lacerda Dias. “Foi parto natural, super tranquilo e com o pai presente, é claro”, conta o professor.

Esses são alguns exemplos de um balanço do semestre feito por alunos, professores e colaboradores da Univates. São histórias que ficarão marcadas para sempre, mas ainda há muitas outras para serem contadas. E para você, o que de melhor ficou marcado deste semestre?

Texto: Tuane Eggers

O aluno Felipe Stefani atua como cinegrafista da RBS

Dirce Becker Delwing

Tuane Eggers