Incubadas da Inovates podem ter produtos patenteados

Postado em 03/07/2012 09h21min

Por Ana Paula Vieira Labres

Quatro empresas incubadas pela Inovates – Incubadora Tecnológica da Univates – estão com solicitações de seis patentes em andamento. São elas: Alvap, Parisotto Economizadores de Energia, Dosacon e SIS.

O processo para que um produto seja patenteado é realizado por um escritório especializado em marcas e patentes. As principais exigências para que um produto seja patenteável é atender os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. No Brasil, o órgão responsável pelo exame e concessão de registros de patentes é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Caso os processos de patentes sejam aprovados, serão os primeiros na história da Inovates a conquistarem esse destaque.

Confira abaixo os produtos e serviços propostos pelas incubadas da Inovates:

Alvap: Aplicações para o gerador de ozônio; desinfecção do sistema de ordenha a base de ozônio para reduzir a contaminação do leite e reduzir os custos gerados pela utilização de produtos químicos aplicados hoje pelo produtor; desinfecção de ovos a base de ozônio para substituir o formol.

Parisotto Economizadores de Energia: Motor modificado para gás metano gerado pelos dejetos da suinocultura.

Dosacon: Foi encaminhada patente de melhoria de produto do bloco translúcido e de invenção do contrapiso acústico pré-fabricado. O bloco translúcido é um produto decorativo com cunho sustentável e com ele podem ser feitos paredes externas, com estabilidade estrutural e segurança e ao mesmo tempo permite a passagem de luz. O contrapiso acústico é um produto que visa auxiliar na redução de ruído entre pavimentos em prédios residenciais.

SIS: Talha de elevação da unidade condensadora com trava de segurança. O objetivo da talha é diminuir o esforço do instalador e dar mais segurança para a execução do serviço. A trava de segurança é um dispositivo que ancora o instalador no momento de fazer o serviço de interligação das unidades evaporadora e condensadora. Visa atender demandas relacionadas a instalações externas em prédios (ar condicionado, etc).

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Inovates está instalada no câmpus Lajeado

Tuane Eggers