Seminário aborda novos desafios da prática profissional docente

Postado em 14/06/2012 21h56min

Por Ana Paula Vieira Labres

Iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 14 de junho, na Univates, a segunda edição do Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Univates). O evento, que se estende até sexta-feira, dia 15, tem como tema “Novos desafios da prática profissional docente: saberes e práticas”.

O objetivo é discutir, construir e divulgar o conhecimento sobre os desafios da prática profissional docente para a Educação Básica e Superior. Participam do evento professores e estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Educação Básica do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia, além de pesquisadores na área da educação.

A mesa oficial da abertura do evento contou com a presença do Vice-Reitor e Pró-Reitor de Ensino da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; da Coordenadora Institucional do Pibid/Univates, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini; da Coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marisa Bastos; da Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado, Caroline Herberle e do representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Helder Eterno da Silveira.

Cyrne salientou em sua fala, que “independente do governo que estiver à frente no Brasil, é importante que tenhamos apoio ao evento e que consigamos mobilizar os alunos nas licenciaturas”.

Após, ocorreu a palestra “Novos Desafios da Prática Profissional Docente: Saberes e Práticas”, proferida pelo coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Helder Eterno da Silveira.

Mais detalhes do evento podem ser conferidos pelo site www.univates.br/pibid. Informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5202, ou pelo e-mail pibid@univates.br.

Saiba mais:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram concedidas para a Univates, em 2010, 100 bolsas de iniciação à docência e 10 bolsas de supervisão.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Vice-Reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, deu boas-vindas aos presentes

Ana Paula Vieira Labres