Coordenadora do Núcleo de Cultura é eleita presidente de Conselho Municipal

Postado em 13/06/2012 16h35min

Por -

Na última segunda-feira, dia 11, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado (Secultur) realizou assembleia para reativação do Conselho Municipal de Cultura, que estava com suas atividades paradas há dois anos, com o objetivo de eleger os membros da diretoria. A coordenadora do Núcleo de Cultura da Univates, Ana Lúcia Pretto, foi eleita a presidente. Como vice, foi eleito Ditmar Born. Como secretária e vice-secretária, foram eleitas Lizete Machado e Ana Cecília Togni, respectivamente.

O mandato será de dois anos. Os outros cargos e o quadro de conselheiros serão escolhidos pela diretoria eleita. O conselho foi criado por lei municipal em 5 de novembro de 2001 e é integrado oficialmente por 16 representantes de diversas secretarias municipais e entidades que têm vínculo com a atividade cultural da cidade. Na assembleia, ficou definida a revisão do quadro de organizações que integram o conselho.

Ana Lúcia destacou que a primeira medida será a organização interna da entidade. Ela enfatizou que pretende elaborar um projeto para a criação do Fundo Municipal de Cultura. “Precisamos de recursos para desenvolver a cultura do município”, afirmou. A presidente salientou, ainda, que o conselho deverá se ocupar em construir políticas públicas de cultura.

Outra meta da nova diretoria é fazer o conselho determinar a identidade cultural de Lajeado. “Hoje a cidade não tem uma característica cultural definida. Precisamos definir em que área cultural queremos ser reconhecidos”, ponderou.
O conselho vai promover reuniões mensais, sempre na segunda terça-feira de cada mês, tendo por local o auditório da Casa de Cultura.

Nova diretoria foi eleita em assembleia da Secultur

Deolí Gräff