Palestra para alunos de Ciências Contábeis aborda noções gerais de Direito Penal

Postado em 13/06/2012 16h30min

Por -

Na última terça-feira, dia 12, o curso de Ciências Contábeis da Univates promoveu palestra sobre noções gerais de Direito Penal, ministrada pelo titular da Delegacia de Polícia de Lajeado, Sílvio Kist Huppes. A atividade integrou a disciplina de Instituições de Direito, lecionada pela professora Beatris Chemin.

Explicações sobre a Lei Seca, envolvendo multa administrativa, fiança, apreensão da carteira de habilitação e teste do bafômetro foram alguns dos assuntos abordados pelo palestrante. Conforme Beatris, questões envolvendo exemplos de homicídio, estupro, roubo, furto e outros crimes – noticiados pela imprensa e que fazem parte da rotina de investigação de quem trabalha em Delegacia de Polícia – deixaram os alunos atentos e preocupados, tanto com a desproporcionalidade da pena em alguns crimes previstos no Código Penal e com sensação de impunidade para delitos cometidos, quanto com a garantia do Estado de que a lei penal existe para todos.

Huppes é natural de Arroio do Meio e possui formação jurídica, tendo trabalhado algum tempo como advogado e posteriormente como Delegado de Polícia. Ele passou por Delegacias da Região Metropolitana de Porto Alegre até ser transferido para Lajeado, onde iniciou suas atividades como Delegado plantonista e, atualmente, é titular.

A professora Beatris Chemin salienta o fato de os cursos da Univates terem conteúdos que abrangem não apenas conteúdos-foco da área específica, mas também situações da vida cotidiana de inúmeros cidadãos brasileiros. Por exemplo, a segurança pública. “O Delegado Huppes bem representou um desses momentos de interação entre teoria e prática, entre comunidade e academia”, ressaltou.

Delegado Sílvio Kist Huppes, da Delegacia de Polícia de Lajeado

Beatris Chemin