Portal Terra divulga trabalho de conclusão de diplomado pela Univates

Postado em 30/05/2012 16h08min

Por Tuane Eggers

Na última semana, o diplomado do curso de Administração de Empresas da Univates Tiago Bresciani teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordado em uma reportagem do Portal Terra, meio de comunicação on-line com difusão nacional. O trabalho, apresentado no último ano, é intitulado “O impacto da tecnologia Nintendo Wii no tratamento fisioterapêutico e na satisfação de pacientes em uma clínica do Vale do Taquari”.

A reportagem do Portal Terra teve a dor como tema central – e pode ser conferida neste link www.terra.com.br/saude/infograficos/dor. No capítulo “Tecnologia contra a dor”, o trabalho de Bresciani é citado como uma das alternativas na manchete “O efeito analgésico do videogame”. Conforme o diplomado, o objetivo do trabalho foi verificar se o videogame Nintendo Wii proporciona satisfação aos pacientes de uma clínica de fisioterapia, além de contribuir para a reabilitação. “Quis verificar se a inclusão de uma tecnologia com fins de lazer poderia auxiliar no aumento de estímulos e satisfação, mantendo o mesmo grau de reabilitação e segurança no tratamento”, conta.

A ideia surgiu a partir de um experimento realizado pelo irmão do diplomado, Douglas Antônio Bresciani, que é fisioterapeuta diplomado pela Univates. Para unir a tecnologia, a fisioterapia e a área da gestão, ele unificou o estudo do videogame com a parte de marketing. “Queria fazer um trabalho inovador e desafiador”, afirma.

O trabalho foi orientado pelo coordenador do curso de Tecnologia em Logística da Univates, professor Samuel Martim de Conto. Além da publicação no Portal Terra, o material também foi publicado na Revista Destaques Acadêmicos da Univates. Bresciani conta, ainda, que o tema será ampliado pela aluna Francine Allebrand, que utilizará o estudo sobre o videogame em seu TCC no curso de Nutrição.

Entenda como o estudo foi feito

Por meio de um questionário estruturado, entrevistas individuais e observação local da clínica de fisioterapia avaliada, o estudo foi realizado com seis pacientes. O videogame analisado interage com o uso de controles sem fio, em que o jogador realiza algum movimento segurando o controle – ação que é visualizada no televisor. Durante a atividade, o jogador também é desafiado a treinar seu equilíbrio.

Por meio de acompanhamento a alguns pacientes, foi possível levantar dados quanto à qualidade do tratamento oferecido e à satisfação proporcionada pelo uso de videogames na reabilitação. O grupo entrevistado demonstrou boa aceitação quanto à novidade, adaptando-se rapidamente às atividades. Com a utilização de jogos, esses pacientes podiam saber o momento em que estavam para finalizar os exercícios, percebendo a evolução no tratamento.

Em resumo, o WII estimulou, desafiou, interagiu e apresentou resultados visuais e imediatos, proporcionando satisfação aos pacientes; os resultados foram todos positivos, havendo reabilitação em todos os casos observados, sem prejuízo físico ou mental; e na percepção dos respondentes, a evolução no tratamento foi mais rápida, divertida e prazerosa, sendo, na verdade, o tempo para a reabilitação o mesmo necessário para tratamentos feitos sem o uso do videogame.

Apesar de os pacientes encontrarem apenas aspectos positivos, o fisioterapeuta salienta que o uso do videogame sem o acompanhamento de um profissional não irá resultar em reabilitação física, podendo ainda causar lesões maiores. O uso do Nintendo WII é um adicional ao tratamento, e não substitui as sessões de fisioterapia nem os exercícios físicos.

Texto: Tuane Eggers

Diplomado Tiago Bresciani abordou uso de videogame em tratamento fisioterapêutico

Tuane Eggers