Oportunidades e desafios da Copa do Mundo são tema de evento na Univates

Postado em 29/05/2012 21h58min

Por Tamara Bischoff

Teve continuidade, na noite desta terça-feira, dia 29, o evento Fazendo Administração na Prática, realizado no auditório do Prédio 7 da Univates. Abrindo a noite, o vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Instituição, Carlos Cândido da Silva Cyrne, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância de se falar sobre as oportunidades e também sobre o ônus que a sede da Copa do Mundo no Brasil trarão ao país. Na sequência, teve início a explanação do responsável pelo Departamento de Relações com o Mercado e Parcerias da Secretaria do Turismo do RS, Maximillianus Pinent.

Segundo ele, é preciso pensar quais as políticas que iremos amarrar com nossas propostas turísticas. “Quando a gente estuda turismo, estuda-se para trabalhar em qualquer lugar do país ou do mundo. Em todo lugar existem territórios com suas atratividades”, disse. Conforme Pinent, o Brasil está recebendo um dos maiores eventos do mundo, que é a Copa, e, atrelado a isso, há todo um desenvolvimento econômico do país. “Quando temos a oportunidade de sediar um evento como esse, mesmo as cidades que não serão sede de jogos ou treinos podem se beneficiar. Há muitas maneiras de empreender”, afirmou, acrescentando que é preciso atentar para a produção associada ao turismo, como a gastronomia, o artesanato etc. “Isso faz com que o turista se interesse pela nossa localidade”, ressaltou.

Pinent falou sobre algumas curiosidades do Rio Grande, entre elas, disse que o estado é o que mais realiza festas no Brasil, no entanto, o povo gaúcho não conhece seu território. Ele afirmou ainda que o Rio Grande do Sul tem diversos desafios para a Copa: sistema de gestão do turismo, preparar o estado para captar e realizar eventos, aumentar a competitividade das microrregiões turísticas, posicionar o produto turístico no mercado nacional e internacional, fomentar o empreendedorismo a inovação e a qualificação dos serviços turísticos. Ao final da explanação, o público teve espaço para fazer perguntas. A palestra contou com cobertura on-line.

O evento Fazendo Administração na Prática teve início na segunda, dia 28, com o tema Sucessão Familiar e será finalizado nesta quarta, dia 30, com debate sobre a profissão do Administrador, que contará com a presença dos professores Sandro Nero Faleiro e Marlon Dalmoro e dos empresários Alexandre Heineck e Luiz André Schmidt. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Para registrar presença no evento, alunos da Univates devem levar seu Cartão Inteligente.

Texto: Tamara Bischoff

Maximillianus Pinent