Uso de plantas medicinais será abordado em palestra

Postado em 29/05/2012 17h02min

Por Tuane Eggers

Integrando a programação das atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente promovidas pelo Museu de Ciências Naturais, a Univates promove a palestra gratuita “Uso das plantas medicinais: legislação, cuidados e riscos”, que ocorre na próxima terça-feira, dia 5. A atividade será realizada, no auditório do Prédio 11, a partir das 17h, e será ministrada pelos professores Eduardo Ethur e Elisete Freitas.

No primeiro momento, às 17h, o professor Ethur abordará a legislação, cuidados e riscos quando as plantas medicinais são usadas de modo inadequado. Em seguida, a partir das 18h, a professora Elisete falará sobre o histórico dessas plantas, no Brasil e no mundo. “Hoje em dia, fala-se muito em plantas medicinais, mas muitas vezes elas são utilizadas de forma equivocada, principalmente porque não são identificadas corretamente”, explica Elisete.

Além dos temas citados, também será abordada a escolha do material vegetal, os principais cuidados com o manuseio das plantas, os principais tipos de extratos que podem ser utilizadas e aspectos relacionados ao uso indevido. Ao final da palestra, serão distribuídas mudas de árvores nativas aos participantes.

Inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail miriamk@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Palestra abordará legislação, cuidados e riscos de plantas medicinais

Tuane Eggers