Em palestra na Univates, pesquisador espanhol aborda nanopartículas e agrotóxicos

Postado em 29/05/2012 10h22min

Por Tuane Eggers

Na noite da última segunda-feira, dia 28, a Univates promoveu a palestra “Fulerenos e agrotóxicos no meio ambiente”, ministrada pelo cientista espanhol Damià Barcelò. A atividade integrou a programação do evento “Desafios da Química Moderna”, coordenado pelo professor doutor Luís Felipe Silva Oliveira.

A programação foi voltada a alunos e professores da Univates com interesse em pesquisas médicas e geoquímica avançada, buscando demonstrar não apenas os avanços, mas também os desafios da ciência moderna, proporcionando ao público uma visão diferenciada sobre o assunto.

A primeira atividade, realizada às 14h, foi a palestra “Carvão e seus subprodutos: Problemas ou falta de estudos?”, lecionada pelo professor Oliveira. Após, a palestra realizada foi “Aplicação de Processos Oxidativos Avançados e Eletrodiálise do Tratamento de Efluentes Provenientes do Tingimento de Gemas”, ministrada pela professora doutora Simone Stülp. A programação do evento contou com a presença do reitor da Univates, Ney José Lazzari, do pró-reitor de Desenvolvimento, João Carlos Britto, e do pró-reitor de Ensino, Carlos Cândido da Silva Cyrne.

Cabe ressaltar que Oliveira possui colaborações científicas com o doutor Barcelò, entre outros cientistas europeus e norte-americanos, para estudos de contaminação por agrotóxicos e nanopartículas em vários países europeus, asiáticos e, inclusive, no Brasil. Devido a isso, a região passará a ter benefícios diretos e indiretos dessas pesquisas, minimizando impactos ambientais e potencializando a pesquisa sobre nanotecnologia.

Texto: Tuane Eggers

Pesquisador Damià Barcelò falou sobre “Fulerenos e agrotóxicos no meio ambiente”

Tuane Eggers

Evento foi coordenado pelo professor doutor Luís Felipe Silva Oliveira