Complexo Esportivo da Univates sedia etapa do Circuito Gaúcho de Natação Master

Postado em 28/05/2012 17h24min

Por Tuane Eggers

Instituição pode sediar o Campenato Estadual de Natação, programado para o mês de julho

No último sábado, dia 26, a piscina semiolímpica do Complexo Esportivo da Univates foi sede da segunda etapa do Circuito Gaúcho de Natação Master 2012. O evento, realizado nos turnos manhã e tarde, contou com cerca de 280 atletas de todo o estado, além de equipes renomadas da natação gaúcha. Entre eles, inclusive, três atletas de 85 anos e um paratleta de 70 anos, que venceu as categorias 50 m Borboleta e 200 m Peito.

Conforme a coordenadora da piscina da Univates, professora Taís Prinz Cordeiro, é a primeira vez que a piscina da Instituição sedia um evento como esse, pois os anteriores eram apenas atividades internas. “A Univates foi escolhida como uma das sedes pela sua estrutura: é a única piscina semiolímpica que possui arquibancada, oito raias, entre outros aspectos”, explica.

Para o diretor geral da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), Felipe Cidade, a Univates possui uma das melhores piscinas encontradas nas universidades visitadas. “Além da ótima estrutura, com arquibancadas e oito raias, a universidade também foi receptiva. Estamos pensando em trazer o Campeonato Estadual de Natação, que acontece em julho”, salienta. O Campeonato Estadual recebe atletas com a partir de 14 anos, com chances de participarem de Olimpíadas.

Um dos atletas da equipe da Univates, Jardel Silva, de 21 anos, competiu nas modalidades 50 m Livre e 200 m Livre, obtendo a terceira colocação em ambas. Ele integra a equipe há cerca de dois meses e também competiu, no último mês, no Circuito de Natação para Atletas Vinculados à FGDA, realizado em Santa Cruz do Sul. Além de Jardel e da professora Taís, os atletas da equipe da Univates que participaram do evento foram: Maurício Saatkamp, Cláudio Winter, Sandra Schuck, Felipe Schuck, Helena Cordeiro, Claudir Kliks, Rodrigo Azevedo, Cristian Bergesch e Alison Hinterholz.

Na segunda etapa, as provas disputadas foram 200 m Livre; 100 m Medley; 50 m Borbleta; 200 m Peito; 50 m Livre; 100 m Costas e Revezamento 4x50 m Medley. Participam do evento equipes como Grêmio Náutico União, Caixeiros Viajantes, Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo e Leopoldina, entre outras. Diversos atletas participantes já competiram em campeonatos e circuito nacionais e sulamericanos. Um dos destaques foi o atleta Lizandro Gottardi de Carvalho, campeão brasileiro e recordista sulamericano nas provas de 200m e 50m costas.

As próxima etapas ocorrem em Porto Alegre, nos dias 25 de agosto e 27 de outubro. Há premiação para os três primeiros colocados em cada prova. Com a classificação dos atletas, as equipes vão acumulando pontos que serão somados ao final das quatro etapas do circuito. As três equipes que mais pontuarem durante o circuito receberão premiação.

Confira os resultados da equipe da Univates

Helena Luiza Prinz Cordeiro (categoria master 70 anos) - 2º lugar nos 100m costas e 4º lugar nos 50m livre

Taís Prinz Cordeiro (categoria master 25 anos) - 1º lugar nos 100m costas e 2º lugar nos 50m livre

Sandra Coletti Schuck (categoria master 50 anos) - 3º lugar nos 50m livre