Univates exibe documentário sobre uso de agrotóxicos no Brasil

Postado em 10/05/2012 14h13min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de conhecer e debater sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, a Univates realiza, no próximo dia 17, exibição do documentário “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler. A atividade é gratuita e ocorre, a partir das 19h10min, no auditório do Prédio 3.

O documentário alerta sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira, que é, atualmente, a recordista mundial no uso desses agentes químicos fornecidos por empresas como BASF, Bayer, Dupont e Monsanto, entre outras. Muitos dos pesticidas produzidos por essas empresas foram banidos em vários países de todos os continentes, mas no Brasil continuam em uso – inclusive pelos pequenos agricultores, que são obrigados a utilizar sementes transgênicas e agrotóxicos para conseguir créditos nos bancos.

Após a exibição do filme, será realizado debate entre a coordenadora do projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental, professora doutora Jane Mazzarino; o representante da ONG Ecobé, professor mestre André Müller; o representante da Articulação Agroecológica Vale do Taquari (AAVT), engenheiro agrônomo Landersom Holz; e a médica representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Adriana Skamvetsakis.

A iniciativa conta com o apoio da Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), da ONG Ecobé, da Articulação Agroecológica Vale do Taquari (AAVT), do projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental e do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates.

Pasune na RIO+20

Entre os dias 13 e 22 de junho, a Pasune participará da RIO+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

O debate que irá ocorrer na Univates com acadêmicos, professores e comunidade em geral, a partir da exibição do documentário, será registrado pelas participantes da Pasune e apresentado na RIO+20. No evento, a juventude da região sul e de outras regiões do Brasil, juntamente com representantes da América Latina, terão um espaço para discussões em torno do tema central no Rio.

Considera-se este momento muito importante para a divulgação de trabalhos que estão sendo realizados no Vale do Taquari a respeito dos assuntos sustentabilidade, meio ambiente e, ainda, sobre o trabalho da Pasune.

Texto: Tuane Eggers