Professoras de Design de Moda participam de seminário em São Paulo

Postado em 30/04/2012 15h50min

Por Tuane Eggers

A coordenadora do curso de Design de Moda da Univates, Camila Tietz, e a professora Beatriz Rossi participaram, entre os dias 23 e 25 de abril, do “II Seminário sobre pesquisa: consumo, afetividades e vínculos – a cidade, o lugar, o produto”, realizado na PUC de São Paulo. O evento teve o objetivo de proporcionar um debate entre o mercado e o meio acadêmico sobre como o comportamento, as marcas, os lugares e os produtos influenciam no consumo de moda.

As professoras contam que assistiram a palestras de renomados publicitários, estilistas e artistas, como: o responsável pela Casa de Criadores, André Hidalgo; o proprietário da agência publicitária MKTMIX, Roberto Ethel; o proprietário da Galeria Zíper, Fábio Cimino; e o proprietário da empresa Box 1824, João Cavalcanti. Além disso, os palestrantes italianos Enrico Cietta e Abramo Monfrotto também foram destaque nas áreas de moda e de design.

Conforme Camila, é fundamental para o profissional da área de moda entender de forma clara como as pessoas se comportam, como as cidades funcionam, quais grupos ou classes sociais estão consumindo mais. Além disso, compreender também se as compras são baseadas em necessidades ou em afetividades. “Saber compreender e prever esses aspectos tornam as chances de o estilista elaborar uma coleção bem sucedida muito maiores”, explica.

Ela conta que as impressões sobre o evento foram positivas, pois a moda necessita ser muito ágil para se manter no mercado, por ser efêmera. “O meio acadêmico também esteve muito bem representado e a junção de tudo isso permitiu traçar um novo olhar sobre o consumo, a forma de consumir e por que as pessoas consomem”, salienta Camila, que considera um olhar amplo fundamental para professores poderem conduzir seus alunos a uma moda contemporânea.

Texto: Tuane Eggers

Professora Beatriz Rossi e coordenadora de Design de Moda, Camila Tietz