Univates terá primeiro aluno em intercâmbio nos Estados Unidos

Postado em 27/04/2012 15h43min

Por Ana Paula Vieira Labres

Desde o ano passado, o programa Ciência sem Fronteiras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está contemplando alunos de todo o país com bolsas de estudos integrais em países do exterior. Entre eles está o acadêmico do sétimo semestre do curso de Engenharia de Produção da Univates Diego Coletti Schuck, 23 anos, de Lajeado, que concorreu com mais de 43 mil estudantes de Ensino Superior de todo Brasil.

No início de setembro, o lajeadense embarca para estudar na California Polytechnic State University, em San Luis Obispo, na costa central do estado da Califórnia, considerada uma das melhores universidades públicas da região oeste dos EUA. “Nessa universidade, estudarei disciplinas específicas do meu curso. Durante o período, vou receber a moradia no câmpus e três refeições diárias”, destaca o aluno, que deve permanecer por lá durante um ano, incluindo três meses de estágio.

Segundo Schuck, o auxílio da Univates e o apoio de professores e do coordenador do curso foram importantes para cumprir com os requisitos solicitados, como por exemplo, a elaboração de cartas de recomendações e avaliações referentes ao aluno. “Conquistar a bolsa será um grande diferencial em minha formação acadêmica, profissional e pessoal. É o resultado da minha dedicação e comprometimento com os estudos”, enfatiza.

A coordenadora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, explica que esta é uma conquista inédita para a Instituição. “Esperávamos por isso, visto o reconhecimento da Univates pela Capes. O aceite desta universidade da Califórnia reforça a qualidade de nossos currículos, dos alunos e do trabalho que temos desempenhado com as instituições estrangeiras. É um orgulho, e esperamos que sirva de estímulo para mais alunos se candidatarem”, observa Viviane. E aos interessados em participar, ela acrescenta que, além do currículo de excelência que a Capes exige, é fundamental proficiência em inglês ou outro idioma do país de destino.

Novas oportunidades

O objetivo do Governo Federal é qualificar estudantes de todo o país, nas melhores universidades e instituições estrangeiras, promovendo a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.
O programa oferece novas oportunidades para quem deseja estudar fora do Brasil. Sete países na modalidade graduação são oferecidos nos novos editais: Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. Até o dia 30 de abril, alunos da Univates podem fazer sua inscrição pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Tuane Eggers

Aluno de Engenharia de Produção Diego Coletti Schuck estudará por um ano no exterior

Tamara Bischoff