Reunião do Comitê Consultivo do Peiex/Univates aborda resultados e projeções

Postado em 24/04/2012 13h41min

Por Tuane Eggers

Na última segunda-feira, dia 23, a Univates realizou a terceira reunião do Comitê Consultivo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), com o objetivo de apresentar os resultados obtidos no biênio 2011/12 e as propostas de continuidade para 2012/13. O evento contou com a presença do representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Héberto Mendanha, que alertou os empresários presentes sobre a importância de proteger sua marca no mercado.

No biênio de 2011/12, foram atendidas 140 empresas, sendo que dessas, 43 são reatendimento. Foram capacitadas mais de 1.000 pessoas, nas áreas de Comércio Exterior, Plano de Ação, Finanças e Custos, 5 Sensos, Motivacional e Educação Financeira. Também foram realizadas demandas de desenvolvimento de embalagem, implantação de software gerencial, investimentos em controle e automação, e ampliação de estrutura física das indústrias – juntamente com entidades parceiras do Peiex.

No período, o Peiex inovou com a implantação de 13 projetos de exportação nas empresas, considerando que seis delas já atuam no mercado internacional. Com o objetivo de proteger a marca no mercado, 12 empresas depositaram sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O projeto realizou, ainda, a II Semana de Negócios Peiex/Univates.

Entre as projeções para o próximo biênio, o Peiex visa a passar de 43 para 100 reatendimentos e aumentar o número de projetos de exportação para 40. Além disso, intensificar as rodadas de prospecção de negócios, realizar a III Semana de Negócios e o Café Peiex, reunindo empresários e entidades locais com o objetivo de abordar as ameaças e as oportunidades para as empresas.

Mais informações sobre o Peiex/Univates podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7014 ou pelo e-mail peiex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Atividade abordou próximas projeções do Peiex/Univates

Tuane Eggers